Fruta do Cerrado surpreende por alto teor de vitamina A

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Título: Mama-cadela, a fruta do Cerrado que pode fornecer 80% da vitamina A e 100% da vitamina C por 100 g

Meta descrição: Estudo da USP aponta que a mama-cadela é rica em carotenoides, oferecendo 80% da vitamina A e 100% da vitamina C por 100 g, com benefícios para a visão, a imunidade e a saúde intestinal.

Conhecida como mama-cadela ou chicletinho do Cerrado, essa fruta não é comum na alimentação da região central do Brasil. No entanto, estudo recente aponta que ela pode ser uma potente fonte de nutrientes.

“Ela aporta uma grande quantidade de vitamina C e compostos bioativos denominados carotenoides, como o licopeno e o betacaroteno, que são precursores da vitamina A”, destaca a nutricionista Sthefani Pires Ribeiro Silva, do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), unidade pública em Goiânia gerida pelo Einstein Hospital Israelita.

Pesquisas da Universidade de São Paulo (USP) mostraram que 100 gramas da fruta fornecem 80% da ingestão diária recomendada de vitamina A e 100% da vitamina C, conforme estudo publicado no Journal of the Brazilian Chemical Society.

Entre os carotenoides presentes, a mama-cadela oferece de 18 a 22 mg por 100 g em fruta in natura, o que é considerado excelente para um único alimento, ajudando o corpo a produzir grande parte da vitamina A.

Benefícios da vitamina A

A vitamina A é essencial para o bom funcionamento de células nervosas sensíveis à luz nos olhos, ajudando na visão noturna e na renovação de tecidos, além de atuar na proteção contra infecções.

Antes desse estudo, a mama-cadela não era investigada com tanta profundidade. Segundo Sthefani Silva, isso reflete hábitos alimentares que não privilegiam ingredientes locais e a falta de informação sobre o alimento e seu preparo para consumo, dificultando uma cadeia produtiva formal.

Nos últimos anos, a procura por produtos locais tem aumentado. Incluir alimentos nativos na alimentação diária amplia a variedade de nutrientes e compostos bioativos, além de incentivar a agricultura regional dos pequenos produtores e a preservação do bioma da região.

O que é a mama-cadela?

A fruta tem casca rugosa e laranja, com cerca de 2 centímetros de diâmetro, parecida com pitanga, mas com sabor bem mais adocicado. A casca é fibrosa, o que dificulta a mastigação; por isso, é comum em preparos de doces e sobremesas. A nutricionista recomenda consumo in natura para evitar o excesso de açúcar e preservar as fibras, que são importantes para a saúde intestinal.

Se encontrar essa fruta por perto, vale dar uma chance: a sua saúde agradece.

E você, já experimentou a mama-cadela ou conhece outras frutas nativas do Cerrado? Compartilhe suas experiências nos comentários e conte como você incorporaria esse alimento na sua alimentação.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gabigol titular: veja onde assistir estreia do Santos no Paulistão

O Santos fará a estreia no Paulistão 2025 diante do Novorizontino, neste sábado, 10 de janeiro, às 16h, na Vila Belmiro. A partida...

Marido de Isabel Veloso presta homenagem para esposa; leia

Isabel Veloso, influenciadora conhecida por seu trabalho nas redes, faleceu neste sábado, 10 de janeiro de 2026, após uma longa batalha contra um...

Germán Cano passa por cirurgia no joelho. Saiba detalhes

Germán Cano, atacante do Fluminense, foi submetido a uma artroscopia no joelho direito na manhã deste sábado (10/01). O procedimento, confirmado pelo próprio...