A Polícia Rodoviária Federal (PRF) planeja investir R$ 123,1 milhões em manutenção, atualização tecnológica e apoio operacional para as 9 aeronaves que permanecem em operação, diante de 8 dos 17 helicópteros fora de serviço.
A frota atual é composta por 6 helicópteros Bell 407 e um Bell 412EP, sete Leonardo AW119MKII e três Eurocopter EC 120B. Três Eurocopter estão em desfazimento, não aptos para o serviço, e não serão beneficiados pela contratação.
Entre os Leonardo AW119MKII, três helicópteros estão fora de operação por acidentes. Uma aeronave ainda passa por análise para definir a viabilidade de recuperação.
“As aeronaves Leonardo AW119 MKII KOALA, com as matrículas PR-FKA, PR-FKC e PR-FKF, estão indisponíveis por acidente. O PR-FKA e o PR-FKF são recuperáveis. A viabilidade técnica da recuperação do PR-FKC está em análise pela fabricante”, aponta o estudo técnico da licitação.
O planejamento para as aeronaves acidentadas depende da disponibilidade de recursos. O planejamento da DOA prevê a recuperação do PR-FKA, do PR-FKF e, se viável tecnicamente, do PR-FKC, sempre observando a disponibilidade orçamentária. Caso o PR-FKC não seja recuperável, seus componentes serão recertificados para manter a disponibilidade das demais aeronaves desse modelo.
Essa atualização mostra como a PRF administra a frota, priorizando manutenção e recuperação das aeronaves com maior potencial de uso, frente a limitações orçamentárias.
Qual a sua leitura sobre a estratégia de recuperação e atualização da frota? Deixe seu comentário e compartilhe a sua opinião sobre como a PRF pode ampliar a disponibilidade das aeronaves no curto e médio prazo.

Facebook Comments