Renovação automática da CNH começa a valer nesta sexta

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Novas regras para a CNH passam a valer nesta sexta-feira, 9 de janeiro de 2026. As renovações do documento serão feitas automaticamente, desde que o motorista cumpra requisitos específicos. Para ter direito ao benefício, é preciso estar registrado no Cadastro Nacional Positivo de Condutores e não ter infrações nos últimos 12 anos. A regra não vale para quem tem mais de 70 anos ou cuja validade da CNH foi reduzida por indicação médica; acima de 50 anos, o benefício vale apenas uma vez.

No fim do ano passado, foi aprovada a necessidade de aulas em autoescolas para tirar o documento. O Ministério dos Transportes afirma que as mudanças podem reduzir em até 80% o tempo e o custo para obter a CNH, segundo as novas diretrizes.

Abertura do processo: o requerimento poderá ser feito pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Aulas teóricas: o conteúdo teórico ficará disponível online gratuitamente, com opção de estudo presencial em autoescolas ou instituições credenciadas.

Aulas práticas: a fase prática terá as horas reduzidas de 20 para 2 horas. O candidato poderá optar por autoescolas tradicionais, instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou preparações personalizadas, com a possibilidade de usar o carro próprio nas aulas.

Provas: mesmo sem a obrigatoriedade das aulas, as provas teórica e prática continuam obrigatórias para obter a CNH. Coleta biométrica e exame médico continuam sendo realizados presencialmente no Detran.

Instrutores: instrutores autônomos passarão por autorização e fiscalização dos órgãos estaduais, seguindo critérios padronizados nacionalmente. A identificação e o controle ficarão integrados à Carteira Digital de Trânsito.

Com informações da Agência Brasil.

As mudanças incluem ainda ajustes operacionais, com foco na simplificação de etapas e na digitalização de processos, mantendo a exigência de comprovação de habilitação e aptidão para dirigir com critérios padronizados.

E você, como vê as novas regras da CNH? As mudanças facilitam a obtenção do documento ou podem impactar a qualidade da formação? Compartilhe sua opinião nos comentários e conte como fica a sua experiência com as etapas de abertura, estudo teórico e prática de direção.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do RJ libera R$ 40 milhões para escolas do Grupo Especial

O governo do Rio autorizou a liberação de R$ 40 milhões para as escolas de samba do Grupo Especial, com o contrato de...

Ciclone extratropical intensifica chuvas em São Paulo nesta sexta-feira

Um sistema de baixa pressão próximo à costa do Sudeste deve originar um ciclone extratropical no Atlântico, elevando as condições para chuva intensa....

Aneel mantém bandeira verde para fevereiro e não cobrará custos adicionais 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a manutenção da bandeira verde para fevereiro, o que significa que não haverá cobrança de...