Venezuela retoma relações diplomáticas com Estados Unidos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Jovem Pan News – Venezuela retoma relações diplomáticas com Estados Unidos

O governo venezuelano anunciou nesta quinta-feira, 9 de janeiro de 2026, a retomada das relações diplomáticas com os Estados Unidos. A decisão foi comunicada pelo chanceler Yván Gil Pinto e ocorre seis dias após o país ter sido alvo de um ataque e o ex-presidente Nicolás Maduro ter sido capturado, junto à primeira-dama, Cilia Flores.

Apesar da retomada, Caracas reiterou que foi vítima de uma agressão criminal, ilegal e ilegítima contra seu território e seu povo. O governo de Delcy Rodríguez justificou a medida como uma forma de lidar com a captura de Maduro, dentro do marco do direito internacional e da soberania nacional.

O texto divulgado pelo governo aponta que será iniciado um processo diplomático exploratório com o governo norte?americano para restabelecer missões diplomáticas em ambos os lados, discutir as consequências da agressão e da prisão do Presidente e da Primeira-Dama, e definir uma agenda de trabalho de interesse mútuo. Um grupo de diplomatas dos EUA já está a caminho para as discussões, e a embaixada americana na Venezuela, fechada desde 2019, deve entrar no foco das negociações.

A medida busca equilibrar a posição da Venezuela, fortalecendo a diplomacia da paz e a soberania regional, ao mesmo tempo em que se avaliam próximos passos para a normalização plena das relações entre Caracas e Washington, em um cenário de tensões históricas e interesses estratégicos na região.

Qual é sua leitura sobre essa reaproximação entre Venezuela e EUA? Deixe seu comentário com opinião e perguntas sobre os impactos para a região e para a política externa latino?americana.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estados Unidos atacam Estado Islâmico na Síria

EUA atacam ISIS na Síria pela segunda vez desde dezembro. Os Estados Unidos lançaram vários ataques aéreos contra o Estado Islâmico (ISIS) na...

Maior petrolífera dos EUA diz que é ‘impossível’ investir na Venezuela sem ‘mudanças significativas’ 

Uma semana após os EUA capturarem Nicolás Maduro, sob o argumento de julgá-lo por narcotráfico para controlar o petróleo venezuelano, o governo de...

‘Não queremos ser americanos’, responde Groenlândia à Trump

A Groenlândia rejeitou categoricamente a ideia de tornar-se território dos Estados Unidos. Lideranças dos cinco partidos no Parlamento disseram que o futuro deve...