Meta descrição: Lula nomeia Manoel Carlos de Almeida Neto para substituir interinamente o Ministério da Justiça e Segurança Pública; governo analisa cenários de transição, com cotados como Wellington César Lima e Silva e Andrei Rodrigues.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Manoel Carlos de Almeida Neto para substituir interinamente o ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública. Almeida Neto era o número 2 da pasta e assume o cargo de forma temporária enquanto o governo busca um nome definitivo.

A mudança ocorre após a demissão de Lewandowski na quinta-feira (8), data em que também se marcou o terceiro aniversário dos atos de 8 de janeiro. Uma das justificativas citadas é a possibilidade de fatiar o ministério em duas estruturas, criando o Ministério da Segurança Pública.
A permanência de Almeida Neto deve ser passageira, até que o governo escolha um nome definitivo para chefiar a pasta. Entre os cotados está Wellington César Lima e Silva, que atuou como secretário de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil no início do governo Lula 3.
Outra opção em pauta é o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, visto com bons olhos pelo PT, principalmente pela atuação no caso envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses pelo STF por tentativa de golpe de Estado. Ele é apontado como possível substituto definitivo, caso o governo esteja mais alinhado com uma nomeação firme.
Fique por dentro das mudanças e conte nos comentários o que você acha que melhor representa a condução da Justiça e Segurança Pública neste momento. Qual nome você aposta para liderar a pasta?

Facebook Comments