Meta descrição: A NASA informa o retorno antecipado da tripulação da ISS por um problema de saúde, com pouso previsto na costa da Califórnia por volta de 5h40 (horário de Brasília), nesta quinta-feira, 15 de janeiro de 2026.
Quatro tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS) iniciaram nesta quarta-feira, 14 de janeiro, o retorno antecipado à Terra por motivos de saúde de um membro da equipe. A evacuação, feita a bordo da cápsula Dragon Endeavour, não configura uma evacuação de emergência, segundo a NASA.
O pouso está previsto para frente ao litoral da Califórnia na quinta-feira, por volta de 5h40 (horário de Brasília), a bordo da cápsula Dragon da SpaceX, pertencente ao bilionário Elon Musk.
A NASA não revelou a identidade do astronauta envolvido nem os detalhes do diagnóstico. Rob Navias, porta-voz da agência, afirmou que a evacuação foi motivada pela existência de um risco persistente e pela incerteza quanto ao diagnóstico, destacando que o astronauta está em condição estável.
Entre os que retornam estão os americanos Mike Fincke e Zena Cardman, a japonesa Kimiya Yui e o cosmonauta russo Oleg Platonov. Os quatro iniciaram a viagem de volta cerca de um mês antes do término previsto da missão Crew-11, que começou em 1º de agosto de 2025.
A missão Crew-11 pretendia permanecer na ISS até a chegada da próxima equipe, Crew-12, prevista para meados de fevereiro. Enquanto isso, a ISS continuará habitada por um americano e dois cosmonautas russos que chegaram em novembro, mantendo a cooperação internacional que sustenta a estação.
Esta evacuação precoce é a primeira desse tipo em quase 27 anos de operação da ISS, destacando os desafios de saúde e os procedimentos de retorno de missões de longa duração. Como você vê a cooperação internacional na exploração espacial e o manejo de imprevistos médicos nessas jornadas? Compartilhe sua opinião nos comentários.


Facebook Comments