Agente do ICE atira em venezuelano durante operação em Mineápolis

Um agente federal de imigração atirou em um venezuelano na quarta-feira, 14 de janeiro, em Minneapolis, durante uma blitz de trânsito. O disparo feriu o homem na perna, segundo autoridades locais.

O DHS confirmou os tiros em publicação na rede social X e informou que “um imigrante ilegal da Venezuela” foi detido durante a operação, que acabou incluindo resistência por parte do suspeito. A discussão se agravou quando dois moradores de um apartamento próximo também atacaram o agente com uma pá de neve e um cabo de vassoura durante a luta no chão.

O episódio ocorre uma semana depois da morte de Renee Nicole Good, americana de 37 anos, em 7 de janeiro, assassinada por tiros de um agente do ICE enquanto ocorria uma operação contra migrantes em Minneapolis.

Desde o retorno de Donald Trump à Presidência, em janeiro de 2025, ele tem promovido uma onda de deportações em massa, uma de suas promessas de campanha. Em resposta, autoridades de Minneapolis e do estado de Minnesota criticam as ações do DHS e do ICE, ?????? que aumentam a tensão na cidade.

O governador de Minnesota, Tim Walz, denunciou o que chamou de “caos, interferência e trauma” impostos pelo governo federal, após relatos de interrogatórios de porta em porta por agentes do ICE que seriam “armados, mascarados e com pouca capacitação”. As autoridades locais pedem calma e a retirada das operações federais da cidade e do estado, enfatizando a necessidade de garantir a segurança dos moradores.

Este caso intensifica o debate sobre a atuação do ICE e a política migratória em Minnesota, em meio a uma conjuntura nacional marcada por medidas de força nas fronteiras. Com o incidente, muitos questionam como equilibrar segurança pública e direitos humanos em operações de imigração.

E você, o que pensa sobre o papel do governo federal em operações de imigração e sobre as ações tomadas pelas autoridades locais? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe como esses eventos afetam a sua visão sobre políticas migratórias e segurança pública.

Facebook Comments

ARTIGOS RELACIONADOS