
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atual líder do país desde janeiro de 2025, concedeu indulto a Wanda Vazquez Garced, ex-governadora de Porto Rico, alvo de investigação por corrupção. A lista de perdões foi publicada pelo Departamento de Justiça na quinta-feira, 15 de janeiro. Além de Vazquez, Trump perdoou o banqueiro Julio Herrera Velutti e o ex-agente do FBI Mark Rossini, que teriam oferecido propina à governadora durante seu mandato. Em 2025, Vazquez declarou-se culpada de crimes de corrupção.
Vazquez foi a segunda mulher a governar Porto Rico, assumindo o cargo em 2017 após a renúncia do então governador Ricardo Rosselló. Ela tentou concorrer às eleições de 2020, mas acabou perdendo nas primárias de seu partido.
Segundo a CBS, o governo Trump avalia que Vazquez foi alvo de perseguição política, já que o indiciamento ocorreu logo após ficar público que ela apoiou as campanhas de Trump em 2016 e 2020.
Porto Rico é um Estado Livre Associado aos Estados Unidos, ou seja, um território norte-americano, mas não é um estado. Quem nasce na ilha tem cidadania dos EUA, porém não vota nas eleições presidenciais se reside em Porto Rico; poderia votar se morasse em um dos 50 estados.
Como você vê esse perdão presidencial e o papel de Porto Rico na política americana? Compartilhe sua opinião nos comentários.
Meta descrição: Trump concede indulto a Wanda Vazquez Garced, ex-governadora de Porto Rico, e a outros dois envolvidos em casos de corrupção. Entenda o contexto, o status de Porto Rico como território dos EUA e as implicações para a cidadania.

Facebook Comments