Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, convidou na sexta-feira (16) o chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para integrar o chamado “Conselho da Paz” sobre Gaza, que ele pretende fundar. A carta-convite foi entregue na Embaixada do Brasil em Washington, segundo uma fonte do governo federal à Jovem Pan. Lula ainda não respondeu ao convite.
A notícia foi divulgada por Jamil Chade, do ICL Notícias, e confirmada pela Jovem Pan. A leitura aponta que a carta foi entregue pela Casa Branca na Embaixada do Brasil em Washington.
No sábado (17), o presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou, via publicação no X, que foi convidado pela Casa Branca para se tornar membro fundador do Conselho. Ele publicou uma reprodução da carta-convite assinada por Trump.
No documento, Trump descreve o convite como parte de um “esforço de grande importância histórica para consolidar a paz no Oriente Médio” e afirma que a iniciativa faz parte do plano para Gaza apresentado em setembro de 2025.
Lula ainda não deu uma resposta a Trump sobre o convite.
Como você vê a possibilidade de um Conselho de Paz envolvendo líderes internacionais? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments