Mais igrejas protestantes estão fechando do que abrindo nos Estados Unidos, revela estudo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Igrejas protestantes fecham mais do que são fundadas nos EUA, aponta estudo da Lifeway Research

Um estudo da Lifeway Research, divulgado na terça-feira, mostra que fechar mais igrejas protestantes nos EUA do que abrir novas, com o impacto mais forte sobre as congregações mais antigas. O levantamento utiliza dados de 35 grupos denominacionais que representam 58% das igrejas protestantes do país e também traz informações do Perfil Anual da Igreja de 2023 e 2024 da Convenção Batista do Sul (SBC).

Segundo a Lifeway, 4.000 igrejas protestantes foram fechadas em 2024, enquanto cerca de 3.800 foram fundadas no mesmo ano. As 4.000 fechadas representam aproximadamente 1,4% do total de 293.000 igrejas identificadas no Censo Religioso dos EUA de 2020.

A análise aponta ainda que 1,4% das congregações Batistas do Sul ativas se dissolveram entre 2023 e 2024, e cerca de 0,4% deixaram a igreja ou se desvincularam durante o mesmo período.

“O impacto imediato da COVID parece ter passado. As denominações identificaram aquelas que fecharam durante a quarentena e nunca mais reabriram. No entanto, a igreja típica nos Estados Unidos tem menos frequentadores do que há 20 anos”, afirmou Scott McConnell, diretor executivo da Lifeway Research. “Essas congregações costumam ser mais fracas, mas, ao mesmo tempo, novas igrejas estão florescendo e um subconjunto está crescendo.”

Apesar disso, a maioria dos pastores protestantes no estudo (94%) não acredita que suas igrejas serão fechadas na próxima década; cerca de 4% discordam e 2% não têm certeza.

Pastores que lideram congregações com menos de 50 frequentadores semanais foram os menos otimistas quanto à sobrevivência por mais uma década. O estudo também mostrou que novas igrejas têm maior probabilidade de crescer do que as mais antigas.

Uma análise dos dados da SBC revelou padrões relacionados ao ano de fundação: igrejas fundadas a partir de 2000 cresceram 12%, enquanto as fundadas entre 1950 e 1999 diminuíram 11%. Igrejas fundadas entre 1900 e 1949 caíram 13% e as fundadas antes de 1900, 11%.

“Embora o cenário da igreja americana mude lentamente, não está parado. O futuro das igrejas protestantes na América passa por alcançar novas pessoas com a oferta de salvação por meio de Jesus Cristo. A maior parte do crescimento ocorre em novas cidades e regiões. O plantio de igrejas é vital para levar o evangelho a essas novas localidades, bem como a regiões onde a população está mudando ou onde igrejas antigas fecharam”, destacou McConnell.

Thom Rainer, ex-presidente e CEO da Lifeway e reitor fundador da Escola Billy Graham de Missões, alertou em janeiro de 2025 que cerca de 15.000 igrejas fecharam no ano anterior e outras 15.000 passaram a ter pastores em tempo parcial em vez de integral, sinalizando uma transformação profunda no cenário religioso americano. Em relação a esse panorama, alguns veem números por vezes contestáveis, mas o consenso é de alta volatilidade no entorno das igrejas.

Analistas como Wesley Wildman, da Universidade de Boston, atribuem parte do declínio à secularização crescente, com menos pessoas tendo afiliação religiosa e frequência a cultos. Entre as condições sociais citadas, destacam-se a maior aceitação do pluralismo cultural, a segurança existencial, a educação e a liberdade, fatores que, segundo ele, reduzem a percepção do sobrenatural e tornam visões religiosas menos plausíveis para alguns.

Apesar do cenário desafiador, o estudo ressalta que o crescimento acontece principalmente em novas cidades e regiões. O plantio de igrejas continua sendo visto como estratégico para alcançar pessoas em contextos de mudanças demográficas, combatendo o fechamento de estabelecimentos religiosos e expandindo a presença do evangelho onde há necessidade.

E você, o que acha do futuro das igrejas protestantes nos Estados Unidos? Deixe sua opinião nos comentários e participe da conversa sobre o papel das novas igrejas, da secularização e do impacto social dessas mudanças na região onde você vive.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça rejeita ação de ex-pastor da Universal que pedia vínculo trabalhista e indenização

TST negou o reconhecimento de vínculo empregatício e de danos morais a um ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, atuando entre...

Projeto de lei quer proibir uso de símbolos cristãos em desfiles de Carnaval

Projeto de Lei 830/25, de autoria do deputado Pastor Gil (PL-MA), tramita na Câmara dos Deputados com a proposta de proibir a exibição...

Lagoinha afasta Fabiano Zettel das atividades ministeriais após prisão em operação da Polícia Federal

A Igreja Batista da Lagoinha informou nesta quinta-feira que afastou Fabiano Zettel de qualquer atividade ministerial após a divulgação de informações relacionadas à...