Confira os cuidados que devem ser tomados ao manusear churrasqueiras

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nesta quinta-feira (25/3), um acidente envolvendo o uso de uma churrasqueira tirou a vida de uma criança de 5 anos e feriu outras três pessoas. Maria Fernanda Camargo estava com a mãe e os avós em Frutal, no Triângulo Mineiro, quando o fogo a atingiu.
Sinônimo de festa no Brasil, o churrasco não é só um prato tradicional, mas um ritual que une amigos e famílias em volta da churrasqueira para cozinhar, comer e jogar conversa fora. 
No entanto, o manuseio do equipamento não pode ser feito por qualquer um e deve seguir algumas recomendações. Muitos ignoram o manual de instruções, mas o correto é verificar todos os cuidados para a utilização do produto, desde a instalação até a manutenção.
Na montagem, o ideal é escolher um local ao ar livre e longe de árvores, folhas e inflamáveis. Crianças e animais também não devem chegar perto da churrasqueira. Uma vez acesa, não se deve transportar a máquina e nem utilizar água para apagar as chamas. 
Essas são algumas recomendações básicas que podem ser encontradas em qualquer manual e servem para a maioria dos modelos mais comuns do produto.

Lidando com o fogo

Outros cuidados estão no manuseio do fogo e das chamas. Segundo o bombeiro Lucas de Araujo Faria, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, não se deve usar inflamáveis em gel para acender a churrasqueira. Além disso, usar álcool doméstico 70%, etanol e gasolina também estão fora das recomendações. 
Produtos próprios para acender churrasqueiras, como pastilhas de álcool sólido, são a melhor opção, principalmente para quem não está habituado com o processo. Pão com álcool e papel molhado no óleo são opções caseiras possíveis, mas deve-se ter cuidado com a quantidade de produto aplicado.
O bombeiro também destaca que só podem manusear o equipamento maiores de 18 anos. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia