Teatro Nacional será palco de nova exposição do Metrópoles Arte; conheça Constelações Contemporâneas da Cena Artística de Brasília

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A capital federal reafirma Brasília como polo criativo com a exposição Constelações Contemporâneas da Cena Artística de Brasília. A mostra, totalmente gratuita, é promovida pelo Metrópoles Arte, braço cultural do Grupo Metrópoles, e fica em cartaz de abril a junho no Foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional Claudio Santoro, reunindo cerca de 40 artistas da cidade.

A proposta celebra uma leitura ampla da produção local, com diálogo entre obras, linguagens e trajetórias, sob uma lógica curatorial de constelação. A curadoria fica a cargo de Mônica Tachotte, que organiza um conjunto de práticas que se iluminam mutuamente, formando um mosaico da cena artística da região.

O projeto reforça o compromisso com o acesso democrático à arte e a valorização dos talentos locais, marcando a segunda iniciativa do Metrópoles Arte nesse eixo após a mostra É Pau, É Pedra…, que reuniu mais de 200 obras do escultor Sergio Camargo, em cartaz no Teatro Nacional até 13 de março.

Entre os artistas convidados estão nomes como Andre Santangelo, Antônio Obá, Camila Soato, Capra Maia, Carlos Lin, Celso Junior, Christus Nobréga, Courinos, Daniel Jacaré, Daniel Toys, Desirée Feldmann, Elder Rocha, Gabriel Matos, Gisel Carriconde, Gu da Cei, Helena Lopes, Iris Helena, João Angelini, Karina Dias, Leo Tavares, Luísa Gunther, Dupla Plus, Marcos Antony, Maria Porto, Marina Fontana, Nelson Maravalhas, Pamela Anderson, Paula Calderón, Patrícia Bagniewski, Raquel Nava, Raylton Parga, Rogério Roseo, Samantha Canovas, Taigo Meirelles, Tamires Moreira, Valéria Pena-Costa, Victoria Serendinicki e Virgílio Neto.

Veja alguns dos artistas presentes na mostra na galeria abaixo.

Ao reunir criadores de diferentes gerações e pesquisas, Constelações Contemporâneas da Cena Artística de Brasília destaca o papel da cidade como um importante polo de criação no cenário nacional. A proposta valoriza o diálogo entre obras e trajetórias, evidenciando conexões, contrastes e afinidades que refletem a complexidade cultural do Distrito Federal.

Veja alguns nomes confirmados na mostra incluem Antônio Obá, Paulo Whitaker, Virgílio Neto, Christus Nobrega, João Angelini, Paula Calderón, Carlos Lin, Desirée Feldmann, Daniel Toys, Taigo Meirelles e muitos outros, reforçando o mosaico de linguagens presentes na exposição.

Metrópoles também integra o projeto Metrópoles Arte, que busca difundir e valorizar a produção artística contemporânea, ampliando o acesso à arte e reconhecendo os artistas que constroem a identidade cultural de Brasília. O Teatro Nacional, revitalizado para o Metrópoles Catwalk em 2025, volta a se firmar como polo de diversas expressões artísticas, fortalecendo o turismo cultural e o engajamento da cidade com a produção criativa.

Serviço
Constelações Contemporâneas da Cena Artística de Brasília
De abril a junho, no Foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional
Diariamente, das 12h às 20h, com entrada gratuita

A exposição celebra a cidade como motor da produção artística, convidando o público a conhecer diferentes perspectivas que compõem a cena local. Queremos saber: qual obra ou artista mais chamou sua atenção? Compartilhe sua leitura nos comentários e participe da conversa sobre o futuro da arte em Brasília.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ProUni anuncia em 2026 maior oferta de bolsas da história do programa

O Ministério da Educação (MEC) informou que o Programa Universidade para Todos (ProUni) terá quase 600 mil bolsas na edição deste ano, totalizando...

Piso do magistério público tem reajuste de 5,4%, chega a R$ 5.130 em 2026 e pode ter “ganho real” com novo cálculo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira (21) o reajuste do piso salarial profissional nacional para os profissionais do...

Parque urbano será implantado em antigo aterro sanitário no bairro de Canabrava, em Salvador

Com foco na transformação urbana e social de Canabrava, a Prefeitura de Salvador...