Trump revela que EUA e Otan avançaram em acordo sobre Groenlândia e Ártico

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o governo norte-americano e a OTAN estabeleceram a base de um futuro acordo envolvendo Groenlândia e a região do Ártico. A declaração foi feita na tarde desta quarta-feira, 21, pela rede Truth Social, após uma reunião com o secretário-geral da aliança, Mark Rutte. O texto não detalha os termos, mas indica que as negociações tratam de questões estratégicas de segurança e presença na região.

Trump disse que o vice-presidente JD Vance, o secretário de Estado Marco Rubio, o enviado especial Steve Witkoff e outros, conforme necessário, ficarão responsáveis pelas negociações e se reportarão diretamente a ele. O líder norte?americano não especificou os elementos do acordo, mas reforçou o papel da equipe de governo na condução das tratativas.

WhatsApp%20Image%202026 01 21%20at%2017.10.15.
Foto: Truth Social

Além disso, Trump afirmou que não imporá as tarifas que estavam programadas para entrar em vigor em 1º de fevereiro. Em entrevista no domingo, ele havia dito que aplicaria medidas econômicas contra países europeus que, segundo ele, contrariavam os interesses dos EUA na Groenlândia.

O presidente também mencionou discussões adicionais sobre o chamado “Domo de Ouro”, estrutura militar projetada pelos EUA para interceptar mísseis em relação à Groenlândia. As declarações ocorrem em meio ao aumento da relevância geopolítica do Ártico, região estratégica tanto militar quanto economicamente, cada vez mais disputada por potências globais.

Como isso pode impactar a Groenlândia e o Ártico? Acompanhe as novidades e deixe sua opinião nos comentários sobre o tema.

Facebook Comments

ARTIGOS RELACIONADOS