VÍDEO: Jones Manoel alerta que acordo Mercosul-UE pode levar ao colapso do polo de Camaçari: “É uma tragédia”

O militante comunista, comunicador, historiador e educador Jones Manoel, conhecido nas redes, comentou, na última quarta-feira (21), sobre o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Segundo ele, o tratado representa uma tragédia total e pode aprofundar a desindustrialização do Brasil, com impactos diretos no polo industrial de Camaçari, na Bahia.

Em entrevista ao Bahia Notícias, o militante afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se posicionou contra o acordo durante seus dois primeiros mandatos, entre 2003 e 2010. Segundo Jones, o tratado tende a beneficiar, no Brasil, apenas o agronegócio.

“É um acordo neocolonial, conhecido como ‘vacas por carros’”, afirmou. Para ele, o pacto aumenta as exportações do agronegócio brasileiro e amplia as exportações da Europa para a América do Sul de produtos industriais de alta complexidade tecnológica.

Jones alertou ainda para os impactos na desindustrialização brasileira, que podem comprometer a geração de empregos com salários mais altos e afetar diretamente o polo industrial de Camaçari. Segundo ele, o acordo não traz benefício algum para o Brasil e pode piorar a condição dos trabalhadores na região.

Ele cita dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), encaminhados pelo governo federal, que apontam um crescimento de apenas 0,45% ao longo de 15 anos, equivalente a uma média de 0,03% ao ano. Para o militante, esse resultado é irrelevante diante dos prejuízos estruturais, como a maior participação do capital estrangeiro na economia e o risco de desindustrialização no polo de Camaçari.

Ao concluir, Jones reforçou que o acordo traz mais danos do que benefícios ao Brasil, especialmente para a Bahia e seu polo industrial. Vai aprofundar a desindustrialização, destruir empregos de qualidade e acelerar a destruição ambiental, concluiu.

E você, qual a sua leitura sobre o acordo Mercosul-UE e seus efeitos sobre a Bahia e a indústria do país? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe do debate.

Facebook Comments

ARTIGOS RELACIONADOS