GCM inicia aulas com mulheres e público LGBT+ para defesa pessoal em festas populares

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador iniciou, nesta quinta-feira (22), a oficina de defesa pessoal ofertada para mulheres e público LGBT+, com foco em festas de rua. O curso busca fortalecer a autonomia do público-alvo diante de situações de risco e violência, como a importunação sexual.

A primeira turma contou com 25 pessoas. A aula abordou técnicas de autodefesa, noções de primeiros socorros e orientações sobre como acionar a rede de apoio em casos de violência. As turmas se repetem para novas ações nos dias 27 e 29 de janeiro e 3 e 5 de fevereiro, sempre na sede da Guarda Civil, na Avenida San Martin, com atividades pela manhã (8h às 12h) e à tarde (13h às 17h).

22 01 2026 Oficina%20de%20defesa%20pessoal%20e%20prevencao%20para%20mulheres%20e%20LGBTQIAPN%20 Fot%20Bruno%20Concha Secom PMS%20(17)
Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

Durante as primeiras horas, o guarda e professor de boxe Anderson Corrêa ensinou como reagir a situações indesejadas. As participantes aprenderam a se desvencilhar de puxões de cabelo e de beijos ou abraços não desejados, usando a base das mãos e cotovelos para criar espaço de fuga, sem recorrer à força extrema.

“O caráter principal da defesa pessoal é a recusa de força”, explicou Corrêa, que também mostrou como usar a base do boxe para evitar quedas em locais com multidão. No módulo de primeiros socorros, o grupo aprendeu a agir em desmaios e insolação, reconhecer sinais de exaustão térmica e posicionar a pessoa para recuperar a consciência, incluindo a posição lateral de segurança para evitar a aspiração de vômito em casos de excesso de bebida.

A última hora da oficina abordou legislação, acolhimento e rede de apoio em casos de violência, com debates sobre importunação sexual, estupro, LGBTfobia e racismo. Dados de 2025 indicam que a GCM já beneficiou 915 pessoas em 41 cursos de defesa pessoal.

Interessado em iniciativas assim? Compartilhe sua opinião nos comentários e conte se você já participou de atividades de defesa pessoal ou de ações semelhantes na sua cidade. Queremos ouvir a sua experiência e expectativa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desfile no Rio Vermelho terá Capoeira e roda de samba gratuita com Tonho Matéria no Dia de Iemanjá

Resumo para SEO: Festa de Iemanjá 2026 traz a Romaria dos Capoeiras, uma atividade de Capoeira que celebra a ancestralidade e a riqueza...

Quem é Adolpho Veloso, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia

Adolpho Veloso, diretor de fotografia brasileiro, foi indicado ao Oscar 2026 na categoria Melhor Fotografia pelo filme Sonhos de Trem, da Netflix, lançado...

Defesa de Pedro culpa a Globo por escândalo no BBB 26: entenda

A defesa de Pedro Henrique Espindola, ex-participante do BBB 26, afirma que a família aguarda um posicionamento oficial da Globo sobre as medidas...