O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta terça-feira (27), um telefonema do presidente da França, Emmanuel Macron. A ligação, que durou cerca de uma hora, ocorreu após Lula conversar com o presidente dos EUA, Donald Trump, na segunda-feira (26).
Segundo o Palácio do Planalto, os dois líderes trataram da proposta de Conselho da Paz apresentada pelos EUA. Sobre o tema, defenderam o fortalecimento da ONU e concordaram que iniciativas de paz e segurança devem estar alinhadas aos mandatos do Conselho de Segurança e aos propósitos da Carta da ONU.
Os chefes de Estado também discutiram a situação na Venezuela, condenando o uso da força em violação ao direito internacional e destacando a necessidade de paz e estabilidade na América do Sul e no mundo.
Sobre o Acordo Mercosul-UE, a conversa mostrou que o texto continua paralisado, após o Parlamento Europeu encaminhar a matéria à Justiça. Macron se posicionou contra o acordo, argumentando que não assegura proteção suficiente ao setor agrícola europeu, principalmente aos produtores franceses.
A nota do governo Lula aponta que o Mercosul-UE é positivo para os dois blocos e contribui para o multilateralismo e o comércio baseado em regras.
Ao final da ligação, os dois presidentes reafirmaram a continuidade da cooperação bilateral, sobretudo em defesa, ciência e tecnologia e energia, comprometendo as equipes técnicas a concluir negociações ainda no 1º semestre de 2026.
Conte para a gente o que você pensa sobre o tema: Mercosul-UE, paz regional e o papel da ONU. Compartilhe seus comentários abaixo.

Facebook Comments