Governo pode enviar projeto pelo fim da escala 6×1 no Congresso, diz Gleisi Hoffmann

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, informou nesta quarta-feira (28) que o fim da escala de seis dias de trabalho por um de folga (6×1) é prioridade do governo federal neste ano. Ela afirmou que o Palácio do Planalto pode enviar um projeto para unificar as propostas já em tramitação no Congresso sobre o tema.

“Depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter feito a correção do salário mínimo por aumento real, conquistado mais empregos para a população e isentado o imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, está na hora de cuidar da qualidade de vida do povo brasileiro”, disse Gleisi.

Conforme a Agência Brasil, a expectativa é pela aprovação ainda no primeiro semestre. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, é “simpático” em colocar o tema em discussão e é papel do governo batalhar pela aprovação.

“Não é possível que as pessoas tenham um dia só por semana para descansar e para fazer seus afazeres domésticos e pessoais. Isso atinge principalmente as mulheres. Então o presidente Lula está determinado”, explicou Gleisi.

Para Gleisi, o projeto tem apoio popular e, assim como a isenção do IR, deve ter o respaldo de todo o parlamento. “O IR foi um projeto que aprovamos por unanimidade nas duas casas do Congresso Nacional. Então, quando há opinião pública e certeza da proposta, a casa se mostra sensível”, afirmou, destacando que setores produtivos, como a indústria, já trabalham com escalas diferenciadas.

No dia 2 de fevereiro, Câmara e Senado retomam os trabalhos legislativos. Além do fim da escala 6×1, o governo lista prioridades como a aprovação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, a regulamentação do trabalho por aplicativos, a PEC da Segurança Pública e o projeto de lei antifacção, além de medidas provisórias como o programa Gás do Povo e o Regime Especial de Tributação para Serviços de Datacenter, o Redata.

E você, qual a sua visão sobre a mudança da jornada de trabalho e as medidas anunciadas? Deixe sua opinião nos comentários e participe da discussão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vira-lata caramelo agora é, oficialmente, expressão cultural de SP

O vira-lata caramelo foi reconhecido oficialmente como de relevante interesse cultural do estado de São Paulo. A lei que institui essa identificação foi...

Master: deputadas do PSol e da Rede pedem à PGR afastamento de Toffoli

Um grupo de deputadas do PSOL e da Rede Sustentabilidade acionou a Procuradoria-Geral da República para pedir o afastamento do ministro Dias Toffoli...

Deputado Leandro de Jesus indica possibilidade de receber apoio da família Bolsonaro após interação nas redes sociais

Leandro de Jesus (PL) indicou a possibilidade de receber apoios da família Bolsonaro para conquistar uma vaga na Câmara dos Deputados neste ano,...