Copom mantém taxa de juros em 15%, mas indica possibilidade de redução nas próximas reuniões

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa Selic em 15% após a reunião desta quarta-feira (28). Segundo a nota técnica, o cenário atual exige cautela, mas indica que a Selic poderá ser reduzida nas próximas reuniões caso a inflação permaneça sob controle. Foi a quinta vez consecutiva que o Copom manteve a taxa nesse patamar.

O Copom aponta que o ambiente de elevada incerteza exige prudência na condução da política monetária. A estratégia vigente tem contribuído para a convergência da inflação à meta, com calibração do nível de juros conforme a inflação evolui. Caso o cenário se confirme como esperado, o comitê poderá iniciar a flexibilização na próxima reunião, mantendo a restrição necessária para assegurar a convergência da inflação à meta.

De acordo com o Boletim Focus, a projeção é de que a Selic atinja 12,25% no fim de 2026, reforçando a expectativa de cortes graduais nos próximos encontros. A próxima reunião do Copom está marcada para 17 e 18 de março.

Atualmente, a taxa de 15% é o maior patamar desde julho de 2006, quando chegou a 15,25% ainda no primeiro mandato do presidente Lula.

Como você vê o cenário para os juros nos próximos meses? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe suas expectativas sobre a trajetória da inflação e da economia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ivana reforça produtividade da AL-BA apesar das eleições: “Vamos manter a funcionalidade da Casa”

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD), informou que os trabalhos legislativos serão retomados na próxima terça-feira, dia 3...

Cachorra que teve pata quebrada por tutor morre durante cirurgia em SC

Faísca, cachorra resgatada de violência doméstica em Rio Negrinho, no Planalto Norte de Santa Catarina, faleceu durante cirurgia para...

Vira-lata caramelo agora é, oficialmente, expressão cultural de SP

O vira-lata caramelo foi reconhecido oficialmente como de relevante interesse cultural do estado de São Paulo. A lei que institui essa identificação foi...