Operação Litíase da Polícia Federal deflagrada em Juazeiro nesta quarta-feira (28) mira o ex-vereador Dalmir Pedra, apontado como um dos suspeitos de fraudes em licitações do município.
Dalmir Pedra é médico, já atuou como policial federal e chegou a ser secretário municipal de Saúde de Juazeiro, além de ter exercido mandato de vereador. Ele figura entre os investigados pelas apurações sobre irregularidades em contratos públicos municipais.
Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na cidade, com o objetivo de coletar provas e identificar outros envolvidos no esquema suspeito de fraude.
A PF informou que a operação busca desarticular um esquema de direcionamento de contratações e desvio de recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente na área de prestação de serviços médico-hospitalares.
As investigações apontaram irregularidades na locação de um imóvel durante a pandemia, prática que se estendeu até 2023. O aluguel ocorreu sem definição de como os atendimentos seriam prestados e o endereço coincidiu com a sede do instituto contratado.
Também foram identificados indícios de fraude em processos licitatórios e pagamentos sem comprovação da execução dos serviços, com ausência de detalhamento sobre exames e atendimentos realizados.
Essas contratações teriam resultado no pagamento de mais de R$ 13 milhões às empresas envolvidas, sendo aproximadamente R$ 7 milhões financiados com recursos federais do SUS.
A operação segue em curso, com autoridades avaliando novas teses e desdobramentos. Fique atento aos próximos relatos sobre o caso e compartilhe sua opinião nos comentários sobre o impacto de esse tipo de esquema na gestão de recursos públicos.

Facebook Comments