Os Estados Unidos enfrentam a pior nevasca da história, que já deixou pelo menos 30 mortes, cerca de um milhão de pessoas sem energia e levou ao cancelamento de milhares de voos. A tempestade de inverno segue causando estragos em várias regiões do país.
Segundo a meteorologista Maria Clara Sassaki, da Tempo OK, a tendência é de queda na intensidade nos próximos dias. Ainda assim, no domingo (1º) uma baixa pressão atmosférica na costa oeste deve provocar chuva e ventos fortes, mantendo as temperaturas baixas.
A especialista aponta que há chance de episódio semelhante em fevereiro, com uma nova configuração do vórtice polar se deslocando para áreas mais ao sul dos Estados Unidos, potencialmente a partir da segunda semana do mês.
O que provoca esse quadro? O vórtice polar é uma massa de ar frio que normalmente fica no Ártico. Neste caso, ele se desprendeu e foi transportado por ventos de baixa altitude, atingindo não apenas o norte do país, mas também estados mais ao sul.
No nordeste, as temperaturas chegaram a -30°C, com sensação térmica de -45°C. Diante do frio intenso, autoridades locais alertam para o risco de hipotermia e recomendam medidas de proteção à população.
Fique atento às atualizações sobre a tempestade de inverno nos EUA. Caso a intensidade se confirme, impactos como novos cancelamentos e quedas de energia podem ocorrer em fevereiro. Compartilhe suas observações ou perguntas nos comentários abaixo.

Facebook Comments