Combate ao crime exige coordenação nacional, afirma Haddad

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (29/1) que o combate ao crime organizado só terá sucesso com coordenação nacional e cooperação entre estados. Em entrevista ao Acorda, Metrópoles, ele destacou a necessidade de organizar o Estado para enfrentar o crime.

Haddad também criticou governadores, dizendo que alguns fazem uma “luta política” em torno do tema. “Deveriam pensar dois palmos diante do nariz”, afirmou, defendendo uma postura firme, porém coordenada.

O ministro elogiou o ex-ministro Ricardo Lewandowski por tratar do tema com a PEC da Segurança, que deve ser votada na Câmara até março. Ele ressaltou que, mesmo ações mais duras contra o crime podem gerar mortes se não houver coordenação entre as forças de segurança — “Toda iniciativa mais vigorosa contra o crime acaba em genocídio, mortandade e não resolve o problema de segurança”, disse.

A PEC da Segurança é apresentada como uma das principais prioridades do governo Lula para a área de segurança pública, com a finalidade de criar mecanismos de integração das forças de segurança no país. O relator na Câmara, deputado Mendonça Filho (União-PE), disse que o texto deve ser analisado no fim de fevereiro, após as apresentações junto às bancadas na primeira e na segunda semanas de fevereiro (23 e 24).

Haddad reforçou que governadores precisam entender que o enfrentamento às facções depende de inteligência, e que é preciso repensar a organização do setor. A matéria segue para a comissão especial e, após, para o plenário da Câmara. E você, qual é a sua leitura sobre a PEC da Segurança e a coordenação entre estados? Compartilhe nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Toffoli detalha atuação no Caso Master e rebate críticas em nota oficial

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli publicou uma nota oficial detalhando sua atuação como relator da Operação Compliance Zero, que...

Justiça determina que acusado de matar gari em Belo Horizonte vá a júri popular

Pronúncia de empresário Renê Júnior pelo homicídio de gari em BH é enviada a júri popular Renê da Silva Nogueira Júnior, réu pelo assassinato...

Homem que matou amigo de infância no DF é preso após fuga para o RJ. Veja vídeo

PCDF prende Crystian Athaide Ferreira de Faria, 24 anos, acusado de homicídio qualificado contra um amigo de infância. A prisão ocorreu nesta quinta-feira...