Seagri promove seminário para cadeia produtiva do café no Extremo Sul da Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) realizou, nesta terça-feira (27), em Itamaraju, Extremo Sul, um seminário para representantes da cadeia produtiva do café. O evento reuniu produtores rurais, instituições públicas e privadas para debater desafios, oportunidades e estratégias de fortalecimento da cafeicultura baiana.
O encontro integra o projeto de revitalização das Câmaras Setoriais da Agropecuária da Bahia e é o segundo de um total de 76 encontros previstos ao longo de 2026. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Seagri e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).
De acordo com o gerente de projetos das Câmaras Setoriais da Seagri, Ademir Gomes, a iniciativa fortalece o diálogo direto com o setor produtivo. “Esse processo de revitalização das Câmaras Setoriais tem como foco ouvir quem está no campo, compreender as especificidades regionais e construir, de forma participativa, estratégias que fortaleçam a competitividade e a sustentabilidade da cafeicultura baiana”, destacou.
Reuniao Camara Setorial Cafe Itamaraju Foto Ascom Seagri BA 2O Extremo Sul da Bahia consolida-se como o principal polo de produção de café conilon do estado e um dos mais dinâmicos do país, com predominância de uma cafeicultura empresarial, alto nível de tecnificação, irrigação e expansão da colheita mecanizada, além de forte contribuição para a geração de emprego e renda na região.
Para Antônio Gonçalves, da Associação de Pequenos Agricultores Renascer, o seminário é importante para alinhar as necessidades do produtor e fortalecer os espaços de escuta e tomada de decisão. “É bom ver o governo aqui, ouvindo a gente, o produtor precisa desta resposta na ponta, por isso as reuniões são tão necessárias. Devemos ampliar nossa presença e trabalhar para melhorar as condições de produção e fortalecer a cafeicultura da região”, afirmou.
Reuniao Camara Setorial Cafe Itamaraju Foto Ascom Seagri BA 1Produção baiana: A Bahia ocupa posição de destaque no cenário nacional, sendo o 4º maior produtor de café arábica do Brasil, o 3º maior produtor de café conilon e o maior produtor da região Nordeste. Segundo dados do IBGE (2024), Itamaraju lidera a produção estadual de café conilon, com 26,1 mil toneladas, seguido por Prado, com 22.692 toneladas. Já no café arábica, Barra da Estiva é o maior produtor, com 15,6 mil toneladas, seguida por Barra do Choça, com 14.896 toneladas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estado da Bahia amplia para 567 hectares a investigação nas áreas da Basevi em Prado

Já chega a 567,62 hectares o total de terras sob investigação na área cuja posse é reclamada pela Bahia Costa Sul Empreendimentos LTDA, empresa...

Oz BBB Futebol Clube conquista Copa Pradense de Futebol 2025

Oz BBB F.C. escreveu seu nome na história do futebol pradense ao conquistar o título da Copa Pradense de Futebol 2025, após uma final...

Flamengo e Vasco também vivem grande rivalidade na Juerana, em Prado

A rivalidade entre Flamengo e Vasco não se limita aos grandes centros do futebol brasileiro. No interior da Bahia, ela também é vivida com...