Juíza rejeita pedido para suspender operações do ICE em Minnesota

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Uma juíza americana rejeitou o pedido do estado de Minnesota para suspender as operações do ICE no território, realizadas no mês anterior por ordem do presidente Donald Trump. A presença de agentes migratórios gerou tensão entre moradores, que foram às ruas protestar. Durante as ações, ocorreram fatalidades, com dois manifestantes identificados como Renee Good e Alex Pretti.

Na decisão, a juíza federal Katherine Menendez explicou que o equilíbrio entre os prejuízos não favorece a concessão de uma tutela provisória de forma decisiva. Ela ressaltou que o veredito não julga o mérito da ação apresentada pelo estado nem determina se as operações violaram a lei.

O veredito veio após protestos maciços de dezenas de milhares de moradores de Minnesota contra a operação Metro Surge. O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, disse estar decepcionado com a decisão e destacou o medo e a perturbação vividos pela população. A administração federal trocou o comando da operação, substituindo o chefe da Alfândega, Gregory Bovino, por Tom Homan, aliado na área migratória, que disse buscar reduzir as ações na região.

Especialistas mencionam que Minnesota argumentou que o governo federal tentaria forçar o estado a agir. A procuradora-geral Pam Bondi descreveu a decisão como uma grande vitória para o Departamento de Justiça e afirmou que políticas de santuário não impedirão que a Administração Trump aplique a lei federal em Minnesota.

A decisão não encerra o debate sobre as operações do ICE e os impactos para moradores e para a relação entre autoridades federais e locais. O tema continua em evidência, com leitura atenta sobre como as ações do governo federal afetam cidades e regiões. Compartilhe sua opinião nos comentários sobre o papel do ICE e o equilíbrio entre segurança pública e direitos locais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Advogados discutiram delação antes da morte de Epstein, diz jornal britânico

Documentos do Departamento de Justiça dos EUA revelam que os advogados de Jeffrey Epstein discutiram uma possível cooperação com o FBI semanas antes...

Trump diz que governo vai protejer prédios federais de forma ‘vigorosa’

O atual presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou neste sábado na Truth Social que instruiu a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, a...

Diplomata dos EUA chega à Venezuela em meio a retomada de relações entre os países

A nova chefe da missão diplomática dos Estados Unidos na Venezuela, Laura Dogu, chegou a Caracas e assume, de imediato, o papel de...