O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que, neste sábado (31/1), conversou por telefone com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, para alinhar um possível encontro entre o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente americano Donald Trump em Washington. A data da visita ainda não foi definida e o diálogo enfatizou temas da agenda bilateral, comércio e cooperação em segurança.
A conversa entre Vieira e Rubio ocorreu poucos dias após a ligação entre Lula e Trump na segunda-feira (26/1), com cerca de 50 minutos de duração. O tema central foi o impulso a cooperação internacional e questões bilaterais entre Brasil e EUA.
Os interlocutores ainda trataram da iniciativa americana conhecida como “Conselho da Paz”. Lula sugeriu restringir a atuação do órgão à Faixa de Gaza, com representação da Palestina, para evitar desdobramentos regionais.
A pauta diplomática incluiu também a situação na Venezuela e a possibilidade de Lula visitar Washington em março, para aprofundar as discussões. A ligação entre Lula e Trump já seria a terceira entre os dois líderes, sinalizando um esforço para reativar o diálogo bilateral.
As movimentações ocorrem num contexto de esforços para reativar a relação Brasil-EUA depois de tensões no ano anterior, marcadas por disputas comerciais, críticas mútuas e, entre medidas, a imposição da Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras.
O diálogo com Rubio reforça a possibilidade de uma visita de Lula a Washington ainda neste ano, com foco em alinhar propostas e ampliar cooperação em áreas como comércio, segurança e cooperação internacional.
O que você acha dessa aproximação entre Brasil e EUA? Quais temas você considera prioritários para o relacionamento crescer? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments