Neste mês de janeiro, jovens moradores de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, puderam participar de um curso de atuação gratuito, idealizado e financiado pela atriz Bruna Mascarenhas, conhecida por interpretar Ritinha no seriado Sintonia, da Netflix.
Ao Metrópoles, Bruna contou que a ideia de lançar o projeto Do Teste ao Set veio da vontade de compartilhar o que já sabe, e de buscar, cada vez mais, conhecimento para ela mesma como atriz e como professora.
“É um projeto que eu acredito muito e acho que educação e cultura, são polos muito importantes. Eu, como atriz, sempre fico pensando: ‘o que eu posso fazer também como artista, como cidadã? O que eu posso fazer além do CNPJ, também com o CPF?’. Então é uma questão que eu sempre me questiono muito. E aí surgiu o Do Teste ao Set”, disse.
A atriz já idealizava o curso há alguns anos. Primeiro tentou, sem sucesso, buscar patrocínio. Até que decidiu investir dinheiro do próprio bolso para realizar a primeira edição.
A partir dessa edição inaugural, o objetivo é a captação de patrocínio para ampliar o projeto com novas turmas. A favela de Paraisópolis foi escolhida como local do curso porque Bruna já tinha uma parceria com o G10 Favelas, organização que realiza diversas iniciativas voltadas aos jovens.
Ao Metrópoles, a coordenadora de comunicação do G10, Fran Rodrigues, lembrou que Bruna é parceira de longa data da organização. “O projeto faz parte do nosso plano para 2026, justamente para poder fortalecer iniciativas que fomentam formações para jovens, principalmente na área da comunicação e do audiovisual”, falou.
Futuramente, a ideia é levar as aulas para Niterói, no Rio de Janeiro, sua cidade natal.
Como foi o curso
O Do Teste ao Set foi realizado em quatro dias, neste mês de janeiro, na sede do G10 Favelas, em Paraisópolis. Os alunos participaram de aulas práticas com foco na introdução ao mercado audiovisual.
Voltado inicialmente para adolescentes entre 14 e 17 anos, Bruna teve que aumentar a faixa etária devido às inscrições de um grande número de pessoas mais velhas.

![]()

1 de 6
Material cedido ao Metrópoles/ Patrick Nogueira e Gustavo Henrique

2 de 6
Material cedido ao Metrópoles/ Patrick Nogueira e Gustavo Henrique

3 de 6
Material cedido ao Metrópoles/ Patrick Nogueira e Gustavo Henrique

4 de 6
Material cedido ao Metrópoles/ Patrick Nogueira e Gustavo Henrique

5 de 6
Material cedido ao Metrópoles/ Patrick Nogueira e Gustavo Henrique

6 de 6
Material cedido ao Metrópoles/ Patrick Nogueira e Gustavo Henrique
Durante as aulas, os jovens tiveram contato com fundamentos essenciais da atuação para o audiovisual, como preparação para testes, compreensão do funcionamento do mercado, gravação de “self tapes” e construção de cenas.
“Eu espero que a palavra chegue a mais gente. Que mais pessoas se interessem, que mais pessoas possam fazer parte. E que a gente possa compartilhar conhecimento. Eu acho que não é só compartilhar conhecimento, mas eu aprendo muito também nas aulas. Então acho que é uma troca mesmo. Então, eu acredito nesse projeto. Eu espero que ele vá para frente, que ele cresça, dê frutos, flores e tudo”, disse Bruna.
A atriz não tem a intenção de mudar a vida de seus alunos. “Seria muita presunção achar que poderia fazer isso”, disse. “Mas, eu acho que posso afetar [a vida deles]. Trazer questões, trazer uma possibilidade que não existia antes no cenário [desses jovens]”, completou.
“Cultura, arte e esporte são coisas que fazem diferença para qualquer um, para qualquer jovem, para qualquer adolescente, para qualquer adulto. Eu acho que é uma forma também de se soltar. Tem vários benefícios”, ponderou a idealizadora do curso.
Para ela, os exercícios de atuação levam os jovens a refletirem sobre o ser humano.
“Quando a gente está falando de construir um papel, construir um personagem, a gente está falando também sobre desconstrução, sobre humanizar, sobre olhar com compaixão para o personagem. Então, acho que são coisas que afetam”, explicou.
A iniciativa foi aprovada pela Lei Rouanet.
Ritinha
No seriado Sintonia, a personagem Ritinha, vivida por Bruna, também realiza ações na comunidade.
“A Rita me ensinou muito. Mas eu, Bruna, passei em um teste. Eu agarrei uma oportunidade. É uma oportunidade que eu amei, que me abriu muitas portas, que me ensinou muito como atriz e como ser humano. Mas eu agarrei uma oportunidade. Então, foi onde eu comecei também a refletir: ‘eu também quero poder fazer algo que possa, de certa forma, impactar outras pessoas”, revelou.
Além da série, Bruna diz ter sido inspirada também pelo pai, envolvido em diversos projetos sociais.

Facebook Comments