Lula diz confiar em Galípolo no Banco Central, apesar de críticas aos juros altos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o Gabriel Galípolo, atual presidente do Banco Central, nesta quinta-feira (5). Ele elogiou a capacidade dele, mas reconheceu que a taxa básica de juros, a Selic, está “muito alta”.

“Bendito seja Deus por me dar a possibilidade de ter um quadro da capacidade do Gabriel Galípolo no Banco Central, mesmo com os juros a 15% ao ano. Eu falo para ele todo dia que o juro está alto, como eu falava para o Meirelles. O Meirelles não tinha autonomia, mas me dizia: ‘Presidente, se eu baixar vai acontecer isso’ ”, afirmou Lula em entrevista ao portal UOL.

Ele também riu ao dizer que, mesmo querendo, não poderia demitir Galípolo, já que o Banco Central é uma instituição independente.

“Eu acredito e confio. Agora, eu não posso nem tirá-lo, porque fui eu quem o indiquei, mas o mandato é fixo, ele tem autonomia. Feliz é o país que tem um menino, um jovem, da qualidade e com a expertise do Galípolo no Banco Central”, disse Lula. O presidente também destacou as críticas de analistas econômicos a previsões negativas sobre a economia brasileira.

Como você vê a atuação de Galípolo e o equilíbrio entre metas de juros e autonomia do BC? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes avalia falhas na gestão do semiárido baiano durante evento em Irecê

Meta descrição: Ciro Gomes participa do Fórum SOS Bahia em Irecê para discutir caminhos para transformar a realidade do semiárido baiano, enfatizando a...

Brasileirão: confira os melhores momentos de Vasco 1 x 1 Chapecoense

Vasco e Chapecoense ficaram no 1 x 1 em São Januário pela 2ª rodada do Brasileirão. O jogo desta quinta-feira (5/2) teve o...

Coritiba sai atrás do placar, vira no 2º tempo e vence Cruzeiro em MG

Coxa Branca despachou a Raposa por 2 x 1 pela continuidade do Campeonato Brasileiro. O resultado reforça o momento de ambas as equipes...