EUA bombardeia novo barco no Oceano Pacífico e deixa 2 mortos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Foto colorida de embarcação bombardeada pelos EUA - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de embarcação bombardeada pelos EUA – Metrópoles – Foto: Reprodução/SOUTHCOM

As Forças Armadas dos Estados Unidos realizaram, nesta quinta-feira (5/2), um novo ataque contra uma embarcação em águas internacionais do Oceano Pacífico. Duas pessoas morreram durante a ação, segundo o Comando Sul (SOUTHCOM), responsável por operações militares na região da América Latina e do Caribe.

Em comunicado, o SOUTHCOM informou que o ataque foi autorizado pelo comandante general Francis L. Donovan e executado pela Força-Tarefa Southern Spear. A operação envolveu um ataque cinético letal contra uma embarcação que, segundo informações de inteligência, era operada por Organizações Terroristas Designadas e atuava diretamente em esquemas de narcotráfico.

Detalhes sobre a nacionalidade das vítimas, o tipo de embarcação atingida ou o país costeiro mais próximo não foram divulgados.

Ainda conforme os EUA, a embarcação navegava por rotas conhecidas do tráfico internacional de drogas no Pacífico Oriental, região que também integra a área de responsabilidade do SOUTHCOM. A inteligência militar indicou que o barco estava em plena atividade criminosa no momento do ataque. A ofensiva faz parte da Operação Southern Spear, iniciativa que tem como objetivo combater o narcotráfico e organizações terroristas em rotas marítimas estratégicas da região.

A atuação militar em águas do Caribe e do Pacífico tem sido alvo de críticas de países latino-americanos, que questionam a soberania regional e a transparência sobre os impactos dessas operações.

Veja vídeo:

On Feb. 5, at the direction of #SOUTHCOM Commander Gen. Francis L. Donovan, Joint Task Force Southern Spear conducted a lethal kinetic strike on a vessel operated by Designated Terrorist Organizations. Intelligence confirmed the vessel was transiting along known narco-trafficking… pic.twitter.com/B3ctyN1lke

— U.S. Southern Command (@Southcom) February 6, 2026

O andamento da operação e seus desdobramentos continuam sendo alvo de acompanhamento internacional, com diferentes leituras sobre soberania, legitimidade e impacto regional. De qualquer forma, o evento marca mais um episódio de atuação dos EUA em rotas marítimas estratégicas do Pacífico e do Caribe, dentro da chamada operação Southern Spear.

Interessante acompanhar como as informações oficiais vão evoluir e quais detalhes adicionais serão tornados públicos sobre as vítimas, o tipo de embarcação e a proximidade de áreas costeiras na próxima atualização. Fique por dentro e compartilhe sua visão sobre o tema nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher que passou 10 dias em cativeiro era dopada com álcool e remédio

PMDF/Divulgação O suspeito de manter por mais de 10 dias em cárcere privado uma mulher de 33 anos deu álcool e remédios para a...

Ceni critica gramado, arbitragem e analisa erros do Bahia após empate com o Fluminense: “Erramos coisas básicas”

O técnico Rogério Ceni, do Bahia, criticou o gramado, a atuação do árbitro Matheus Delgado Candançan (SP) e os erros de passes após...

Deputados ligados a Jerônimo aumentam críticas à gestão de Bruno Reis como estratégia eleitoral

Oposição a Bruno Reis intensifica ataques em Salvador, com foco em aliados e mobilidade A oposição à prefeitura de Salvador decidiu, nas últimas semanas,...