Uma nova sala de cirurgias gerais totalmente modernizada no Hospital Santo Antônio, unidade das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador, foi entregue nesta sexta-feira (6). A cerimônia contou com a presença do presidente Lula, do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em uma ação realizada por meio de parceria entre os governos estadual e federal.
A sala amplia e qualifica os atendimentos da unidade, referência no atendimento integral e gratuito pelo SUS. O espaço foi equipado com anestesia, monitor multiparamétrico, mesa cirúrgica elétrica radiotransparente, arco cirúrgico (fluoroscopia), sistema de videoendoscopia rígida e ultrassonografia.
O ministro Padilha destacou o balanço de mais de 14,7 milhões de cirurgias eletivas realizadas pelo SUS em 2025 e afirmou que a entrega integra um conjunto de ações para ampliar o acesso à saúde. “Estamos iniciando a entrega de 150 salas cirúrgicas modernizadas em todo o país, o que permitirá mais de 214 mil cirurgias adicionais apenas com a renovação dos equipamentos. Também estamos fortalecendo a atenção básica e garantindo financiamento permanente para serviços já em funcionamento”, ressaltou.
A secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, enfatizou o impacto na redução de filas por cirurgias e exames e na ampliação do acesso à saúde pública na Bahia. Ela mencionou avanços em oncologia, cardiovascular e nutrição, além da parceria com o Governo Federal. Também foram anunciadas a adesão da Santa Casa de Feira de Santana ao programa Agora Tem Especialistas e a publicação de portaria autorizando novos repasses financeiros às Obras Sociais Irmã Dulce. Padilha ainda citou a assinatura de portaria que garante mais de 23 milhões de reais em custeio permanente para a Bahia e uma medida provisória que cria uma linha de financiamento para hospitais filantrópicos via FGTS.
Durante a agenda, o presidente Lula visitou o Memorial Santa Dulce dos Pobres, o antigo quarto da santa e o mausoléu, localizados na sede da Osid, no bairro de Roma, em Salvador.
O que você achou das mudanças anunciadas para ampliar o acesso à saúde pública na Bahia e no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments