O Furdunço, festa de pré-Carnaval de Salvador, reúne as principais tradições do esquente, a passagem do Navio Pirata da BaianaSystem e os bloquinhos de amigos, mantendo viva a atmosfera da folia que se aproxima.
Os Furdunceiros da Bahia estão juntos há mais de seis anos no circuito Tapajós, reunindo mais de 100 pessoas. Este ano, Roque Santana explicou que o grupo ficou desfalcado devido à mudança do Furdunço para o sábado, “virando tradição”.
O Furdunsamba também segue uma tradição forte, com cerca de 200 foliões que desfilam há 3 anos no Carnaval de Salvador. “A cada ano que passa vai crescendo, crescendo…”, comenta uma integrante. Para quem participa, a mudança para o fim de semana foi positiva: “a pessoa de segunda-feira tem que trabalhar; de sábado para domingo facilita chegar em casa, descansar e curtir o domingo”.
Em resumo, o Furdunço continua a fortalecer a identidade cultural do período carnavalesco em Salvador, adaptando datas para facilitar a presença de foliões e manter viva a convivência entre grupos tradicionais e fans da folia.
E você, já acompanhou o Furdunço ou tem histórias sobre mudanças de data que ajudaram a curtir mais a folia? Conte nos comentários sua opinião e experiências.



Facebook Comments