“Maconha de 5, pó de 10”: feira da droga lembra caso emblemático no RJ. Veja vídeo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desarticulou neste domingo (8/2) a chamada “feira da droga” em Samambaia Norte, na região de Brasília. A operação Ílion resultou na prisão de 15 pessoas e na apreensão de seis adolescentes ligados a uma associação criminosa voltada ao tráfico de drogas.

A ação contou com o 26ª Delegacia de Polícia, com apoio da 32ª e 27ª Delegacias, da Divisão de Apoio Logístico Operacional (DALOP), da Divisão de Operações Especiais (DOE) e da Divisão de Operações Aéreas (DOA). Helicóptero, cães farejadores e viaturas deram suporte durante toda a operação.

As investigações, iniciadas em outubro de 2025, apontaram que o grupo instalou no local uma verdadeira “feira de drogas”, onde entorpecentes eram comercializados de forma ostensiva ao ar livre, já cortados, fracionados e embalados no próprio espaço.

“Maconha de 5, pó de 10”: feira da droga lembra caso emblemático no RJ - destaque galeria

Durante o monitoramento, ficou evidente que os investigados isolaram um perímetro onde a venda ocorria livremente, com o uso de facas e armas de fogo para intimidar os frequentadores da feira. Uma área contornada pela própria organização funcionava como barreira para dificultar a fiscalização.

Na operação, os maiores de idade foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores. Os adolescentes responderão por atos infracionais análogos aos crimes cometidos.

Relembre Tim Lopes

O jornalista Tim Lopes, da TV Globo, foi assassinado em 2002 enquanto investigava denúncias sobre o tráfico de drogas, exploração sexual de menores e a atuação de criminosos em bailes funk na vila Cruzeiro, na região do Complexo do Alemão, RJ. Segundo a Justiça, o crime foi encomendado por Elias Maluco, traficante que atuava na localidade e hoje condenado pelos fatos.

Operação e desfecho

A íntegra operação resultou na prisão de 15 pessoas, a apreensão de drogas, facas e armas, além de 6 adolescentes apreendidos. As investigações seguem para esclarecer a atuação da associação criminosa na venda de entorpecentes no espaço de Samambaia Norte e para responsabilizar os envolvidos.

A memória do caso Tim Lopes é trazida para entender os riscos do tráfico de drogas e da violência associada, que persiste em diferentes regiões do país. A atuação das forças de segurança busca impedir que situações semelhantes ganhem espaço novamente na cidade.

Você acha que ações como a Operação Ílion ajudam a reduzir a violência e o tráfico na região? Compartilhe sua opinião nos comentários e conte como a população pode colaborar com a segurança pública.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coelba remove 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval de Salvador

A Neoenergia Coelba realizou a Operação Gatonet nos circuitos e ruas adjacentes da folia. Como resultado da força-tarefa, a distribuidora removeu mais de...

Bad Bunny celebra Porto Rico no Super Bowl e irrita Trump

Bad Bunny transformou o intervalo do Super Bowl LX em uma grande celebração da cultura porto-riquenha em espanhol, priorizando alegria e identidade. O...

Piripoqueiras se unem para curtir Fuzuê desde 2018

As piripoqueiras se reuniram por mais um ano no circuito Orlando Tapajós, neste domingo (8), para o...