O presidente da Saltur, Isaac Edington, avaliou o Furdunço do último sábado (7) como o maior da história da capital baiana, destacando a consolidação do pré-Carnaval como programação difundida por toda a cidade. Em coletiva de imprensa antes da festa Melhor Segunda-feira do Mundo, nesta segunda (9), no circuito Barra-Ondina, ele também foi questionado sobre alternativas para evitar a superlotação da folia soteropolitana.
Ele afirmou: “Foi o maior Furdunço de todos os tempos. Vocês viram lá aquela explosão de alegria, graças a Deus, cultura na paz. Aquele final apoteótico com o BaianaSystem. Então só agradecer a todos aqueles que participaram, foram mais de 57 organizações que participaram desse desfile”.
Edington também destacou o sucesso do Fuzuê, realizado no domingo (8), com perfil mais cultural. O encerramento contou com a participação do grupo Mudei de Nome, após demanda dos próprios artistas.
“Tivemos ontem um circuito completamente cheio novamente, mas com outra pegada, com a pegada mais cultural, valorizando as nossas raízes, as nossas tradições. Aceitamos esse desafio. Fizemos uma bela festa de encerramento do Fuzuê ontem”, completou.
Ao falar sobre o Carnaval, Edington disse que Salvador já vive o clima da folia e citou a consolidação da Melhor Segunda-feira do Mundo como uma tradição recente do calendário momesco.
“Hoje é um dia que já se tornou, pelo terceiro ano, uma tradição aqui na Bahia das Coisas. Xanddy é um grande parceiro da cidade, disponível para fazer essa apresentação numa plena segunda?feira, lotando o circuito inteiro. São coisas do nosso Carnaval que nos deixam muito felizes”, afirmou.
A programação do pré-Carnaval segue com Léo Santana nesta terça?feira e com as fanfarras no circuito Habeas Copos na quarta. A abertura oficial do Carnaval, na quinta, terá uma homenagem ao samba, que nasceu na região e completa 110 anos, com a direção de Larissa Luz.
A abertura acontecerá às 17h, no Campo Grande, e haverá expansão das atrações no Centro Histórico, com artistas que também desfilam no circuito Barra-Ondina.
Questionado sobre o episódio de superlotação verificado em São Paulo, Edington afirmou que Salvador desenvolveu, ao longo de décadas, um know?how específico para grandes eventos, colocando a cidade como referência nacional e internacional. “Nós temos uma segurança pública especializada em grandes eventos, montamos uma cidade dentro da cidade”, disse.
O presidente da Saltur ressaltou que Salvador reúne experiência em áreas como ordenamento urbano, saúde, assistência social e relação com marcas. “Salvador desenvolveu um know?how extraordinário nisso. Nós demoramos anos para poder ter essa tecnologia, hoje a gente tem o capital humano que nos proporciona isso”, afirmou.
Edington destacou que a cidade está aberta a compartilhar esse conhecimento com outros estados. Para ele, o Carnaval se distingue pela governança integrada entre setor público, iniciativa privada, marcas e segurança pública.
“O Carnaval de Salvador é a maior operação urbana do mundo. Temos um Masterplan de Carnaval com mais de 32 órgãos participando”, finalizou.
Participe nos comentários e compartilhe suas impressões sobre a organização do Carnaval de Salvador e as mudanças no pré-Carnaval. Qual aspecto você acha que merece mais atenção na folia deste ano?

Facebook Comments