Nesta segunda-feira (9/2), a deputada federal Professora Luciene (Psol-SP) apresentou um projeto de resolução para conceder o título de cidadão honorário do Brasil ao cantor Bad Bunny. O rapper porto-riquenho foi a atração principal do show do intervalo do Super Bowl 2026, o maior evento esportivo dos Estados Unidos.
Bad Bunny entrou para a história ao apresentar, pela primeira vez, um repertório majoritariamente em espanhol na final da NFL. A parlamentar afirma que o título cabe ao cantor latino por levar a riqueza da nossa diversidade cultural a todos os cantos do planeta.
O título de cidadão honorário do Brasil é uma honraria simbólica que indica que o indivíduo é reconhecido pelo país como um “conterrâneo” ou irmão dos brasileiros, mesmo sem ter nascido ou morado no Brasil. Não confere direitos ou deveres.
De acordo com a parlamentar, a contribuição de Bad Bunny para a cultura global transcende o entretenimento, mostrando que o artista expande a identidade, a língua e as expressões culturais latino-americanas em uma escala sem precedentes.
Luciene defende que conceder o título a Bad Bunny fortaleceria a ponte cultural entre o Brasil e países vizinhos de língua espanhola, além de reconhecer o artista como embaixador da cultura latina, promovendo autenticidade, inovação e orgulho de suas raízes.
Bad Bunny tem dois shows agendados no Brasil neste mês: nos dias 20 e 21 de fevereiro, no Allianz Parque, em São Paulo.
O que você acha dessa proposta? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da conversa sobre o papel de artistas latinos na cultura brasileira.

Facebook Comments