O líder da oposição na Venezuela, Juan Pablo Guanipa, está em prisão domiciliar após obter liberdade provisória, mas foi recapturado dentro de 12 horas. A informação foi divulgada pelo filho, Ramón Guanipa, na conta do pai nesta terça-feira (10).
Na véspera, Ramón afirmou que o pai havia sido sequestrado por um grupo de pessoas armadas logo após ser solto. Guanipa ficou mais de oito meses preso, acusado de liderar um suposto grupo terrorista, e foi uma das vozes opositoras a Maduro nas últimas eleições.
Guanipa foi libertado no domingo (8), em meio a uma série de solturas no país, mas foi detido novamente poucas horas depois, ao falar com a imprensa em Caracas e encontrar apoiadores. O episódio ocorre em meio à aproximação entre a presidente interina Delcy Rodrigues e os Estados Unidos.
Segundo informações, ele foi recapturado à força por homens não identificados, que colocaram uma camiseta na cabeça dele e o impediram de levantar do chão da van em que era transportado.
Esses acontecimentos destacam a instabilidade política na Venezuela e alimentam o debate sobre direitos civis e o tratamento a opositores. Como você vê esse novo episódio envolvendo Guanipa e o cenário político do país?

Facebook Comments