Meta description: PF deflagra a 3ª fase da Operação Barco de Papel com buscas em Balneário Camboriú e Itapema, envolvendo a Rioprevidência, irregularidades no Banco Master e apreensões de dinheiro, veículos de luxo e documentos.
A Polícia Federal deflagrou a 3ª fase da Operação Barco de Papel, cumprindo dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados em Santa Catarina, nas cidades de Balneário Camboriú e Itapema. A ação ocorre com base em indícios de obstrução de investigações e de ocultação de provas.
Os mandados foram expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro e visam precisamente apurar ações que possam prejudicar as investigações em curso. Durante o cumprimento, um dos ocupantes de um dos imóveis jogou uma mala com dinheiro pela janela, além da apreensão de dois veículos de luxo e dois smartphones.
Rioprevidência aparece como parte central da apuração. Deivis Marcon Antunes, ex-presidente do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro, foi preso no último dia 3 em ação conjunta da PF e da PRF. A PF identificou movimentações suspeitas de retirada de documentos do apartamento dele, bem como manipulação de provas digitais e a transferência de dois veículos de luxo para terceiros.
A investigação apura irregularidades na aquisição de letras financeiras emitidas pelo banco Master, recentemente liquidado pelo Banco Central. Entre novembro de 2023 e julho de 2024, a Rioprevidência teria investido aproximadamente R$ 970 milhões na instituição financeira, elevando o peso das suspeitas sobre o caso.
As medidas enfatizam o esforço das autoridades para esclarecer supostas operações irregulares ligadas a investimentos feitos pela Rioprevidência e a influência de figuras associadas ao Master. A cobertura ressalta ainda a continuidade das investigações em curso pela PF, com foco na obstrução de apurações e na recuperação de provas.
E você, o que acha sobre a atuação das autoridades nessa etapa da Operação Barco de Papel? Compartilhe seus comentários e opiniões sobre o impacto dessas investigações no setor público e no sistema financeiro.

Facebook Comments