Brasil condena Israel por medida que facilitam compra de terras palestinas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Meta description: Brasil condena, em nota do MRE, as medidas do governo de Israel que facilitam a compra de terras na Cisjordânia, afirmando violação do direito internacional e impacto nos assentamentos. A Autoridade Palestina e o Hamas também reagiram, pedindo ações da região internacional para preservar a solução de dois Estados.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil condenou, em nota, as medidas aprovadas em 8 de fevereiro pelo gabinete de segurança de Israel que facilitam a compra de imóveis na Cisjordânia por cidadãos israelenses. O governo brasileiro afirma que as mudanças favorecem a expansão de assentamentos ilegais e ampliam a ingerência de Israel sobre o território palestino ocupado.

A nota afirma que as alterações alteram regras de registro de terras e conferem novas atribuições administrativas e de fiscalização a agências do governo israelense, configurando uma “flagrante violação do direito internacional”.

A decisão é tida como contrária ao parecer da Corte Internacional de Justiça (CIJ). A Autoridade Palestina e o Hamas condenaram a medida e pediram ações da região internacional contra Israel.

O Itamaraty também pediu que Israel não tome ações equivalentes à anexação do território ocupado e que não ameacem a viabilidade da implementação da solução de dois Estados e da paz no Oriente Médio.

Ainda segundo o governo brasileiro, a postura pode comprometer a estabilidade regional e dificultar a busca por uma paz justa e sustentável. E você, qual a sua visão sobre esse tema? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paraisópolis: operação policial busca ladrões de condomínios de luxo

Kassá/ Getty Images A Polícia Civil realizou, na manhã desta quinta-feira (12/2), uma operação em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo. A...

Ator de “Dawson’s creek” morre aos 48 anos

O ator James Van Der Beek, conhecido pela série Dawson’s Creek, faleceu aos 48 anos nesta quarta-feira (11). A causa da morte não...

MPDFT requer que Pedro Turra indenize família de Rodrigo Castanheira em R$ 400 mil

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu que Pedro Arthur Turra Basso, 19 anos, seja condenado a pagar uma reparação...