Militares dos EUA se preparam para possível operação no Irã

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

USS Abraham Lincoln
1 de 1 USS Abraham Lincoln – Foto: Divulgação/Marinha dos EUA

As Forças Armadas dos Estados Unidos estão se preparando para uma possível operação contra o Irã, caso o presidente Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos desde janeiro de 2025, ordene ataque. A informação foi divulgada pela Reuters nesta sexta-feira (13/2).

Segundo a publicação, a invasão tem potencial para se tornar um dos conflitos mais graves entre os dois países.

Nesta sexta, Trump divulgou Thuth Social uma imagem do porta-aviões USS Abraham Lincoln, que chegou ao Mar da Arábia no fim do mês passado. Nos últimos dias, a imprensa norte-americana informou que a Casa Branca avalia enviar um segundo porta-aviões para a região.

A possibilidade de uma invasão aumenta a tensão entre Washington e Teerã. Membros do corpo diplomático dos dois países recentemente se reuniram em Omã, no Oriente Médio, para discutir o programa nuclear iraniano. Os EUA buscam regras mais rígidas para o acordo, incluindo temas de segurança mais amplos, como os mísseis iranianos e o apoio de Teerã a grupos armados na região.

O encontro em Omã ocorreu após as ameaças de Trump e o receio de uma invasão militar. Após o encontro, o presidente norte-americano chegou a declarar para jornalistas que estava tendo dificuldades de “chegar a um acordo” com o Irã e sugeriu a possibilidade de uma invasão no país.

“Às vezes você tem que ter medo. Essa é a única coisa que vai realmente resolver essa situação”, disse Trump.

Anna Kelly, porta-voz da Casa Branca, também endossou a declaração de Trump ao afirmar que Trump tem todas as opções sobre a mesa para lidar com Irã.

A tensão entre EUA e Irã cresce à medida que Washington busca impor condições de segurança mais amplas ao acordo nuclear, com foco em armas e no apoio iraniano a redes na região. As próximas semanas devem esclarecer se houve avanços ou retrocessos nesse cenário delicado do Oriente Médio.

Como você enxerga esse momento de atrito entre EUA e Irã e as possíveis consequências para a região? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe o que você pensa sobre as ações de Washington e as tratativas diplomáticas em curso.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FGC antecipa reembolso de até R$ 1 mil para clientes do Will Bank

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) anunciou a antecipação do pagamento da garantia para clientes do Will Bank que tenham até R$ 1...

Programação diversa dos palcos no Pelô atrai foliões e turistas

O circuito Batatinha, no Centro Histórico, abriu nesta sexta-feira (13) após a tradicional Saída do Olodum, reunindo...

Décio Martins relata incidente com ambulantes no primeiro dia do Carnaval e destaca serviços ofertados pela prefeitura

O secretário municipal de Ordem Pública de Salvador, Décio Martins, detalhou as ações da pasta durante o Carnaval e comentou um incidente registrado...