UE é a verdadeira ameaça à Hungria antes das eleições em abril, diz Orbán

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Título: UE é a verdadeira ameaça à Hungria, afirma Orbán em discurso de campanha

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, afirmou que a verdadeira ameaça enfrentada pela Hungria não é a Rússia, e sim a União Europeia. Ele fez o comentário durante um discurso para apoiadores, em meio a uma campanha anti-UE antes das eleições marcadas para abril.

Orbán comparou a UE a um regime soviético que dominou a Hungria por mais de quatro décadas, e rejeitou a leitura de que o presidente russo Vladimir Putin representa hoje o principal risco de segurança para o continente.

“Devemos nos acostumar com a ideia de que aqueles que amam a liberdade não devem temer o Oriente, mas sim Bruxelas”, disse, referindo-se à capital da União Europeia.

A fala ocorre em meio ao desafio interno: o partido Fidesz enfrenta o maior obstáculo desde que Orbán retomou o poder, em 2010. Pesquisas independentes indicam que o Fidesz fica atrás do centro-direita liderado por Péter Magyar, com Orbán vendendo a ideia de que a UE enviaria húngaros para morrer na Ucrânia caso o partido perca.

Este movimento faz parte da estratégia de campanha contra a UE, em meio ao ritmo acelerado de críticas e promessas de políticas nacionais mais assertivas. Ao acompanhar esse cenário, moradores da região e observadores acompanham o desdobramento das eleições de abril e o efeito disso na relação entre Budapeste e Bruxelas.

O que você pensa sobre o papel da União Europeia na segurança da região e sobre o posicionamento de Orbán? Deixe seu comentário abaixo com suas opiniões e observações sobre o rumo da Hungria e suas relações com a UE.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porta-voz da Rússia nega alegações de envenenamento de Navalny, opositor de Putin

Neste sábado, 14 de fevereiro de 2026, representantes dos ministérios das Relações Exteriores do Reino Unido, França, Alemanha, Suécia e Holanda divulgaram uma...

Zelensky pede aos EUA aprovação imediata de garantias de segurança à Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu aos Estados Unidos e ao Congresso que aproveitem com urgência as garantias de segurança para o...

EUA autorizam volta das operações de 5 grandes petrolíferas na Venezuela

Os EUA anunciaram, nesta sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026, a concessão de duas licenças gerais que permitem a cinco multinacionais petrolíferas retomar...