Justiça decreta prisão de piloto da embarcação que naufragou em Manaus

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

TJ-AM decreta prisão preventiva de piloto de lancha que naufragou em Manaus; 2 mortes e 7 desaparecidos

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) decretou neste sábado (14/2) a prisão preventiva do piloto Pedro José da Silva Gomes, 42 anos, que conduzia a embarcação Lima de Abreu XV no naufrágio ocorrido na tarde de sexta-feira (13/2), na região do Encontro das Águas, em Manaus (AM). O acidente deixou duas pessoas mortas e sete desaparecidas.

Gomes havia sido preso ainda no dia do naufrágio, mas foi liberado após o pagamento de fiança. Com a decisão deste sábado, ele deve retornar à prisão.

Encaminhamento legal: Gomes é acusado de homicídio culposo — quando não há a intenção de matar. A investigação criminal do caso fica a cargo da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídio e Sequestros (DEHS).

“(a) Magistrado(a) subscritor do presente Mandado de Prisão determina ao oficial de justiça ou a qualquer autoridade policial competente que prenda e recolha, em unidade prisional, à disposição do juízo expedidor, a pessoa acima indicada”, diz trecho da ordem judicial.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM) informou que havia cerca de 80 pessoas na embarcação no momento do naufrágio. Duas morreram e sete permanecem desaparecidas; 71 foram resgatadas sem ferimentos graves. A Marinha do Brasil também participou da operação de resgate.

Vítimas confirmadas: as duas vítimas mortas foram identificadas como Samila de Souza, de apenas 3 anos, e Lara Bianca, de 22.

Vídeos que circularam após o acidente mostram passageiros — inclusive crianças — em botes e coletes salva-vidas, aguardando resgate. Um bebê recém-nascido foi resgatado dentro de um cooler.

Galeria de imagens


A operação de resgate envolveu o CBM-AM e a Marinha, que atuaram para socorrer as pessoas a bordo, com relatos de improviso e riscos durante a contenção do incidente.

Levaram-se informações sobre as circunstâncias do naufrágio e sobre a responsabilidade do piloto, com a continuidade da apuração pela Polícia Civil, para esclarecer as causas e eventual responsabilização.

Para você, o que pode ser feito para evitar esse tipo de tragédia nas vias d’água da região? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da discussão sobre segurança, fiscalização e prevenção de acidentes.

Se você deseja acompanhar as novidades sobre o tema, fique de olho nas atualizações da nossa cobertura, com dados oficiais das autoridades e relatos de moradores da região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pai, mãe e filho são presos com celulares furtados no Carnaval do DF. Veja vídeo

Resumo para SEO: A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu pai, mãe e filho por furto de celulares durante o Carnaval na área...

Sargento da Polícia Militar morre de infarto em Teixeira de Freitas

Sargento da Polícia Militar Kleriston Rodrigues Correia, de 47 anos, faleceu na noite deste sábado, em Teixeira de Freitas, após sofrer um infarto...

PT faz diversas orientações aos seus militantes para evitar possível crime eleitoral no desfile da Acadêmicos de Niterói

PT divulga orientações aos militantes para participar do desfile da Acadêmicos de Niterói, no Sambódromo, em homenagem ao presidente Lula. O samba-enredo celebra...