Carnaval de Salvador registra mais de 128 toneladas de materiais recicláveis coletados nos quatro primeiros dias

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Reciclagem no Carnaval impulsiona volume de resíduos: 128,53 toneladas recolhidas em quatro dias e expansão de pontos de coleta

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), registrou 128,53 toneladas de resíduos coletados nos quatro primeiros dias do Carnaval deste ano. A expansão dos pontos de coleta nos circuitos oficiais e os benefícios aos catadores autônomos vêm impactando diretamente o volume de materiais reciclados nas festas.

Sara Santana de Andrade, 45 anos, trabalha como recicladora no Carnaval há quatro anos. Ela afirmou que os pontos de coleta facilitam a rotina dos trabalhadores e destacou a bonificação oferecida pela Prefeitura a cada 15 kg de plástico mole, incentivando a coleta para obter renda extra.

Com bons números já no primeiro dia, quando foram recolhidos mais de 14 mil quilos, frente a 10 mil no mesmo dia de 2025, o titular da Secis, Ivan Euler, revelou que espera um crescimento significativo no volume total de recicláveis ao longo do Carnaval deste ano. “Registramos um grande aumento de materiais recicláveis na quinta-feira, cerca de 40% a mais do que em 2025. No sábado houve volume expressivo na Barra, o Centro deve movimentar-se mais no domingo, na segunda e, principalmente, na terça. A expectativa é superar o total de 2025, chegando a mais de 170 toneladas neste ano”, disse.

O presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes, destaca que o resultado positivo é fruto de um trabalho horizontal: “Nossas ações de reciclagem são um esforço conjunto entre gestão pública, terceiro setor e o segmento privado. Elas promovem a economia circular, geram emprego e renda para catadores, dignidade e humanização para esse grupo da população, bem como consolidam a sustentabilidade como agenda prioritária da nossa gestão”, afirmou.

Além das 11 centrais distribuídas nos circuitos Circuito Osmar (Centro) e Circuito Dodô (Barra/Ondina), os recicladores podem entregar resíduos em dois novos pontos: na Rua das Vassouras, no Pelourinho, e em Cajazeiras, onde ocorre o Carnaval nos Bairros. A cidade mantém oito Centrais de Reciclagem, sendo quatro na Barra (Rua Carlos Chiaccio, Rua Marques de Leão em frente ao Banco do Brasil, Rua Marques de Leão em frente ao prédio Nau e Rua Miguel Burnier); uma na Ondina (Avenida Oceânica, em frente ao antigo Isba); e três no Centro (Ladeira da Montanha, Praça da Aclamação e em frente ao Orixás Center, no Politeama).

As estruturas são administradas por cooperativas parceiras que realizam coleta, triagem, pesagem e recolhimento, em parceria com a Prefeitura. A Cooperativa de Reciclagem e Serviços da Bahia (Cooperes), responsável pela unidade na Ladeira da Montanha, conta com 50 profissionais que apoiam catadores autônomos, fornecendo EPIs, camisas e calçados, além de pagar o mesmo valor de mercado pelos materiais recicláveis.

Outra iniciativa é o programa “Plástico é Vida – Catando na Avenida”, promovido pela Limpurb. Em funcionamento desde 2018, ele atua paralelamente à mega-operação de limpeza do Circuito Dodô, recolhendo resíduos de plástico ao longo da avenida após os desfiles, em parceria com a Cooperativa dos Recicladores da Ogunjá – Cooperbari.

A gestão reforça a sustentabilidade como agenda prioritária, ampliando pontos de coleta e fortalecendo a atuação de catadores, o que gera renda, dignidade e uma cidade mais consciente do ponto de vista ambiental.

E você, o que acha das ações de reciclagem durante o Carnaval? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias para melhorar ainda mais essa mobilização ambiental.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Douglas Silva exalta momento do cinema nacional após feitos históricos no Oscar

O ator e cantor Douglas Silva celebrou o momento do cinema brasileiro após os destaques no Oscar. Conhecido pelo papel de Dadinho em...

Carla Perez se desculpa por subir nas costas de segurança durante trio. Vídeo

Carla Perez se desculpou após um episódio ocorrido na despedida do trio Algodão Doce, em Salvador. No fim de semana, a cantora foi...

Ex-BBB, Diogo Pretto relembra polêmicas, afirma que não venceria edição atual e pede que público não vote com perfil “Criança Esperança”

O dançarino e coreógrafo baiano Diogo Pretto comentou a atual edição do Big Brother Brasil (BBB) durante entrevista ao Bahia Notícias, realizada nesta...