Um navio porta-contêineres, com bandeira de Singapura, bateu em duas balsas que atravessavam o canal do Porto de Santos por volta das 21h30 desta segunda-feira (16). Imagens da ocorrência mostraram o impacto e a tensão de quem acompanhava a passagem pela margem.
As balsas FB-14 e FB-15 estavam sem veículos ou passageiros, com quatro tripulantes a bordo — o comandante e três marinheiros — que pularam para a água e foram resgatados com segurança por lanchas da Praticagem. O Seaspan Empire atingiu primeiro a FB-15 e, em seguida, a FB-14, que estava fora de operação e era rebocada, segundo o G1.
O acidente aconteceu em frente ao Armazém 35, no momento em que o porta-contêineres deixava o canal por falta de espaço para atracar. O Seaspan Empire havia saído do Rio de Janeiro na sexta-feira (14) e tinha atracação prevista em Santos na segunda-feira.
Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Coordenadoria de Travessias, informou que acompanha a apuração junto às autoridades marítimas. No que diz respeito às balsas, estas estão atracadas no lado de Santos, fora de operação, aguardando determinação da Capitania dos Portos. A Capitania foi avisada para tomar as providências necessárias.
A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) foi avisada para tomar as providências, e a Autoridade Portuária de Santos (APS) também foi acionada pela reportagem, que aguarda posicionamentos oficiais.
Como você avalia a segurança das travessias no canal do porto? Deixe seu comentário abaixo com a sua opinião sobre operações de travessia e a atuação das autoridades.

Facebook Comments