Fundador do PT morreu após mal súbito e não afogado, dizem Bombeiros

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

José Álvaro Moisés, sociólogo, cientista político e professor, faleceu aos 81 anos na sexta-feira, 13 de fevereiro, vítima de mal súbito na praia de Itamambuca, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.

Ele foi professor titular do Departamento de Ciência Política da USP, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no início dos anos 1980, e uma referência na área.

Inicialmente, a morte foi divulgada como afogamento, mas em 18/02 o Grupo de Bombeiros Marítimos informou que a causa primária foi mal súbito, ainda no mar, não afogamento.

Moisés foi encontrado inconsciente na faixa de areia por volta das 17h40 do dia 13 de fevereiro. As equipes realizaram manobras de reanimação na praia, seguindo o protocolo de salvamento aquático, até a chegada do socorro médico; o óbito foi confirmado no local.

Entre os temas que moldaram sua carreira, Moisés destacou-se como um dos principais intérpretes da democracia brasileira, com atuação em confiança nas instituições, cultura política, participação cidadã e qualidade da democracia.

Formado em Ciência Política pela USP e doutor pela mesma instituição, ele construiu uma trajetória acadêmica que o levou a coordenar o Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas (NUPPs/USP) e aproximar a produção acadêmica do debate público.

Participante do processo de fundação do PT no início dos anos 1980, Moisés acabou se afastando do partido e voltou-se à carreira acadêmica, dedicando-se a análises críticas da democracia e à avaliação institucional dos próprios partidos, incluindo o PT.

À frente do NUPPs/USP, coordenou estudos sobre opinião pública e governança, fortalecendo o vínculo entre pesquisa e o debate público. A Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) lamentou a morte e o reconheceu como referência na área, destacando seu legado para gerações de pesquisadoras e pesquisadores.

O legado de Moisés fica na produção científica e na formação de novas gerações de cientistas políticos, que hoje atuam no debate público e na pesquisa universitária. Deixe seu comentário com sua visão sobre o impacto de sua trajetória na democracia brasileira.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo avalia que desfile foi “catastrófico” para Lula; estudo mostra forte concentração de críticas nas redes sociais

Informações obtidas pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a partir de pesquisas internas e trackings realizados pela Secretaria de Comunicação da Presidência...

Quem são os herdeiros que mantêm o poder no Carnaval do Rio

Reprodução/Instagram O Carnaval carioca sempre exaltou tradição. Mas, nos últimos anos, outro elemento tem chamado atenção nos bastidores e na Sapucaí: a força dos...

Pré-Libertadores: onde assistir à estreia do Bahia contra O’Higgins

Liderando o Campeonato Baiano, o Bahia concentra forças na Pré-Libertadores. O clube terá o O'Higgins pela frente nesta quarta-feira (18/2)