Lula se reúne com líder do Sri Lanka e busca cooperação entre países

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nova Déli – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se nesta quinta-feira (19/2) com o presidente do Sri Lanka, Anura Kumara Dissanayake, à margem da Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial, realizada em Nova Déli, na Índia.

No encontro bilateral, os dois líderes comprometeram-se a orientar suas chancelarias a elaborar, em conjunto, uma agenda ampla de cooperação que abranja os setores de turismo, agricultura e comércio.

Segundo o governo brasileiro, Lula e Anura Kumara também analisaram os cenários econômicos de seus países e observaram que o comércio bilateral, de US$ 188 milhões, em 2025, ainda está abaixo do recorde de US$ 210 milhões registrado em 2016.

Leia também

De acordo com nota do Palácio do Planalto, Lula convidou Anura Kumara a realizar uma visita oficial ao Brasil em data a ser definida pela diplomacia de ambos os países.

Antes da reunião com o mandatário do Sri Lanka, o chefe do Executivo brasileiro também se reuniu com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković, e com o presidente da França, Emmanuel Macron. O governo brasileiro ainda recebeu um pedido de reunião bilateral com representante da Sérvia, mas o encontro não aconteceu devido a questões de agenda.

Com Plenković, Lula discutiu o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE). Segundo o Planalto, ambos defenderam que o tratado entre em vigor o mais rápido possível. O legislativo dos países que integram o Mercosul e a União Europeia analisa a ratificação do tratado, assinado em janeiro durante cúpula em Assunção, no Paraguai.

O presidente brasileiro e o premiê croata também falaram sobre temas relacionados à paz e segurança mundial.

Bilateral com Macron

Já em reunião com Macron, o acordo comercial entre os dois blocos econômicos foi um assunto evitado. A França é contrária à proposta por temer impacto sobre setores do agronegócio local. Segundo interlocutores do Planalto, o acordo é um tema superado, já que ambos os países têm posições distintas definidas.

Como mostrou o Metrópoles, os presidentes do Brasil e da França debateram investimentos na área de defesa, como a produção de helicópteros pela Embraer. Os dois também conversaram sobre parcerias na indústria da saúde e trataram de temas da agenda global, como paz, segurança e inteligência artificial.

Além disso, Lula e Macron discutiram a integração transfronteiriça e a intensificação dos esforços conjuntos de combate ao narcotráfico, ao garimpo ilegal e a outras formas de crime transnacional na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Procurador quer saber quem eram as autoridades “pica das galáxias” que frequentavam festas de Vorcaro em Trancoso

O subprocurador-geral do MPTCU (Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União), Lucas Rocha Furtado, ingressou com representação nesta quinta-feira (19) para que...

Moraes autoriza Bia Kicis, Marinho e aliados a visitarem Bolsonaro na prisão

HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou cinco novas visitas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na Papudinha....

Confira cronograma da Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo

Faltam 112 dias para o início da Copa do Mundo. A estreia da Seleção está marcada para o dia 13 de junho contra Marrocos,...