Quer ser mesário? Justiça Eleitoral mantém inscrições pela internet

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) de São Paulo divulgou que as inscrições para mesários voluntários que desejam atuar nas eleições deste ano estão abertas e podem ser feitas pela internet, no site do órgão.

Além da ficha de inscrição, a página reúne informações sobre a função, benefíciose as principais dúvidas a respeito de treinamento e convocação, entre outros assuntos.

A Justiça Eleitoral paulista lançou a campanha para que busca incentivar as inscrições com peças que destacam experiências positivas de mesários voluntários da vida real. Os cartazes da campanha foram enviados às zonas eleitorais do estado para divulgação local.

As inscrições para mesários voluntários também podem ser feitas por meio do aplicativo e-Título ou diretamente nos cartórios (consulte a unidade mais próxima).


Quem pode se candidatar para a função de mesário

Como regra, qualquer pessoa maior de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral pode se tornar mesário ou mesária.

Entretanto, há algumas exceções: candidatas e candidatos, seus cônjuges e parentes até o segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais; funcionários e funcionárias do Executivo em cargos de confiança; pessoas que pertencem ao serviço eleitoral; agentes de segurança penitenciária, de escolta e vigilância penitenciária e guardas civis municipais, mesmo que a título voluntário.

Leia também


Benefícios para os voluntários

  • Dois dias de folga para cada dia trabalhado.
  • Dois dias de folga para um ciclo completo de treinamento, em qualquer modalidade (presencial ou on-line).
  • Certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral.
  • Auxílio-alimentação por dia de atuação (com valor de R$ 65 para as eleições de 2026, conforme Portaria nº 86/2025 do TSE).
  • Preferência no desempate em concursos públicos (se previsto em edital).
  • Utilização das horas trabalhadas para atividades complementares em faculdades.

Nas eleições municipais de 2024, 52% dos cidadãos que atuaram na linha de frente da votação em todo o país participaram de forma espontânea.

No estado de São Paulo, esse número foi ainda maior: 67% dos mesários e mesárias convocados no 1º turno se inscreveram voluntariamente, chegando a mais de 277 mil pessoas.

Já no segundo turno, 137.966 voluntários e voluntárias desempenharam a função, cerca de 77% do total de mesários paulistas convocados.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Ivoneide Caetano exalta festejos juninos em Camaçari: “Um sucesso total”

Ivoneide Caetano destacou o Camaforró 2026 em Camaçari, Bahia, como uma edição de grande sucesso, reunindo quatro dias de festa com uma programação...

Ex-deputada passa mal e morre após refeição. Infecção por Salmonella é investigada

Ex-deputada Grazielle Machado, filha de Londres Machado, morreu na madrugada desta quarta-feira (24/6), aos 45 anos, em Campo Grande (MS). Ela estava internada...

Celina diz que veto não impede nomeações e prevê contratações após agosto

A governadora Celina Leão (PP) afirmou que o GDF deverá, a partir de agosto de 2026, retornar ao patamar das regras fiscais, o...