Após risco de queda em 2025, Sub-20 do Bahia adota medidas para melhor desempenho no Brasileirão; veja

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Bahia inicia neste sábado (21) a sua caminhada no Campeonato Brasileiro Sub-20 em busca de um desempenho superior ao registrado na edição de 2025. Os Pivetes de Aço enfrentam o Cuiabá, às 16h, no CT Manoel Dresch, no Mato Grosso, pela primeira rodada da competição.

Na temporada passada, o Bahia disputou 19 partidas na primeira fase da Série A do Brasileiro Sub-20 e terminou na 16ª colocação, com 19 pontos, somando seis vitórias, um empate e 12 derrotas. A pontuação foi apenas quatro a mais que a do primeiro rebaixado, o Internacional.

Segundo apuração do Bahia Notícias, a avaliação interna no clube é de que o desempenho abaixo do esperado em 2025 esteve relacionado a um contexto atípico na formação do elenco. Durante a temporada, o Sub-20 contou com atletas de categorias inferiores, como Sub-17 e Sub-16, e perdeu peças consideradas titulares para a equipe principal, casos de Fredi, Tiago e Ruan Pablo.

Para 2026, o Bahia buscou reforços na faixa etária do Sub-20 e adotou medidas para ampliar a utilização dos jovens ao longo da temporada. Entre as iniciativas, o clube solicitou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mudanças no calendário para que os jogos do Sub-20 em Salvador sejam realizados sempre um dia após as partidas da equipe profissional.

A ideia é permitir que atletas com idade para disputar o Campeonato Brasileiro Sub-20 possam ser utilizados pelo técnico Leonardo Galbes quando ficarem fora da lista de relacionados do time principal ou, mesmo relacionados, não entrarem em campo. A estratégia busca evitar que os jovens passem longos períodos sem atuar.

Com o novo planejamento, o clube espera que o desempenho do Sub-20 ao nível nacional seja superior ao apresentado em 2025 e mantenha o objetivo de brigar por classificação à segunda fase da competição.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carla Perez se despede de Algodão Doce nas redes sociais: “Não foi só carnaval”

A dançarina Carla Perez utilizou suas redes sociais para compartilhar mais um adeus ao projeto “Pipoca Doce” e o bloco “Algodão Doce”, nesta sexta-feira...

Filho de Rita Lee rebate jurada que criticou homenagem no Carnaval

Reprodução/Instagram A Mocidade Independente de Padre Miguel terminou o Carnaval carioca de 2024 na 11ª posição do Grupo Especial. A escola perdeu 0,4 ponto...

Alice Caymmi abre o jogo sobre a carreira: “Não tenho medo de nada”

Reprodução Alice Caymmi cresceu ouvindo o que há de mais refinado em matéria de música, e a constatação abarca ainda o pai, Danilo Caymmi,...