Juventude x Grêmio terá duelo de atletas muçulmanos em pleno Ramadã na semifinal do Gauchão

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O confronto entre Esporte Clube Juventude e Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, neste domingo (22), no Estádio Alfredo Jaconi, definirá o segundo finalista do Campeonato Gaúcho de 2026 e terá como uma das curiosidades a presença de dois atletas muçulmanos em período de Ramadã.

De um lado estará o volante Iba Ly, do Juventude; do outro, o atacante Francis Amuzu, do Grêmio. Ambos cumprem o jejum diário do mês sagrado do Islã, que em 2026 teve início em 17 de fevereiro e segue até 19 de março.

No dia da partida, os jogadores poderão se alimentar apenas em dois momentos. A primeira refeição, o Suhoor, deve ocorrer antes do nascer do sol, previsto para 6h15 no Rio Grande do Sul. Já o Iftar, que marca a quebra do jejum, está liberado após o pôr do sol, às 19h11, horário que coincide com o intervalo do jogo, iniciado às 18h. A partir desse momento, os atletas podem se hidratar e ingerir alimentos energéticos também durante paradas no segundo tempo.

No aspecto esportivo, Amuzu tem previsão de iniciar a partida como titular no ataque gremista, enquanto Iba Ly começa no banco de reservas do Juventude. Para garantir o cumprimento do Ramadã e respeitar a cultura islâmica, os dois clubes adaptaram a rotina alimentar e física dos atletas ao longo do período.

No Grêmio, a preparação do atacante segue protocolos adotados pela UEFA, com planejamento iniciado antes do Ramadã. As orientações incluem dieta rica em carboidratos e gorduras consideradas “saudáveis” na refeição da manhã, priorizando alimentos de digestão lenta, além de ajustes na carga de treinos de força e cuidados com o clima para evitar desidratação excessiva. À noite, são indicados carboidratos de rápida digestão, proteínas e reforço na hidratação para compensar as perdas do dia.

Já no Juventude, o volante senegalês, que completa cinco anos no futebol brasileiro com passagens por São Paulo Futebol Clube, Associação Atlética Internacional de Limeira e Retrô Futebol Clube Brasil, teve sua rotina de Ramadã detalhada ao clube logo após a chegada a Caxias do Sul. A partir disso, profissionais de preparação física, fisiologia e nutrição estruturaram um plano de treinos e alimentação alinhado aos hábitos que o atleta já mantinha em temporadas anteriores.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após quase 30 anos, corpos dos Mamonas Assassinas serão exumados e transformados em adubo

Jovem Pan> Entretenimento> Música> Após quase 30 anos, corpos...

Dedé Santana atualiza estado de saúde após internação inesperada

Reprodução/Instagram Dedé Santana usou as redes sociais para conversar com os fãs e seguidores sobre a recente hospitalização. O humorista atualizou o estado de...

Anitta anuncia término com Ian Bortolanza: ‘Comemorei cedo demais’

Jovem Pan> Entretenimento> Música> Anitta anuncia término com Ian...