Kevin Dietsch/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesse sábado (21/2) que enviará um navio-hospital à Groenlândia, território autônomo da Dinamarca no Ártico, alegando que a embarcação será destinada ao atendimento de pessoas doentes na ilha.
“Em parceria com o fantástico governador da Louisiana, Jeff Landry, enviaremos um excelente navio-hospital para a Groenlândia para cuidar das muitas pessoas doentes que não estão recebendo os cuidados necessários. Ele já está a caminho!!!”, escreveu Trump nas redes sociais, ao compartilhar uma ilustração do navio-hospital da Marinha norte-americana USNS Mercy.
![]()

1 de 3
Ilustração de navio-hospital publicada por Donald Trump
Reprodução/Redes Sociais

2 de 3
TRUMP
Kevin Dietsch/Getty Images

3 de 3
WASHINGTON, DC – FEBRUARY 20: U.S. President Donald Trump speaks during a press briefing held at the White House February 20, 2026 in Washington, DC. The U.S. Supreme Court today ruled against Trump’s use of emergency powers to implement international trade tariffs, a central portion of the administration’s core economic policy. (Photo by Aaron Schwartz/Getty Images)
Aaron Schwartz/Getty Images
Não ficou claro a que situação sanitária o presidente se referia na publicação. Autoridades dinamarquesas destacaram que a Groenlândia possui sistema de saúde público, gratuito e universal, com atendimento garantido tanto na própria ilha quanto, quando necessário, em hospitais na Dinamarca.
O ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, afirmou que a população local já recebe os cuidados médicos necessários e que não há necessidade de uma iniciativa sanitária externa específica para o território.
Interesse estratégico de Trump
- A declaração ocorre em meio ao interesse reiterado de Trump em assumir o controle da Groenlândia, considerada estratégica por Washington.
- O republicano já havia manifestado a intenção de adquirir o território em seu governo anterior e voltou a defender a ideia ao retornar à Casa Branca.
- Território dinamarquês e o menos densamente povoado do mundo, a Groenlândia possui cerca de 56 mil habitantes e infraestrutura limitada de transporte terrestre, com deslocamentos frequentemente realizados por barco, helicóptero e avião.
- Os Estados Unidos mantêm na ilha a Base Espacial de Pituffik, voltada ao monitoramento de defesa no hemisfério norte.
Leia também
Reação da Dinamarca
Sem mencionar diretamente o anúncio dos Estados Unidos, a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, ressaltou a importância do acesso universal à saúde, destacando que o mesmo modelo se aplica à Groenlândia.
O território conta com cinco hospitais regionais, sendo a unidade de Nuuk responsável por receber pacientes de diversas áreas da ilha.
Quais assuntos você deseja receber?
![]()
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
![]()
Mais opções no Google Chrome
2.
![]()
Configurações
4.
![]()
Notificações
5.
![]()
Os sites podem pedir para enviar notificações

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Facebook Comments