Trump envia navio-hospital para “atender doentes” da Groenlândia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Kevin Dietsch/Getty Images

TRUMP
1 de 1 TRUMP – Foto: Kevin Dietsch/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesse sábado (21/2) que enviará um navio-hospital à Groenlândia, território autônomo da Dinamarca no Ártico, alegando que a embarcação será destinada ao atendimento de pessoas doentes na ilha.

“Em parceria com o fantástico governador da Louisiana, Jeff Landry, enviaremos um excelente navio-hospital para a Groenlândia para cuidar das muitas pessoas doentes que não estão recebendo os cuidados necessários. Ele já está a caminho!!!”, escreveu Trump nas redes sociais, ao compartilhar uma ilustração do navio-hospital da Marinha norte-americana USNS Mercy.

Metrópoles

Ilustração de navio-hospital publicada por Donald Trump

1 de 3

Ilustração de navio-hospital publicada por Donald Trump

Reprodução/Redes Sociais

TRUMP

2 de 3

TRUMP

Kevin Dietsch/Getty Images

WASHINGTON, DC - FEBRUARY 20: U.S. President Donald Trump speaks during a press briefing held at the White House February 20, 2026 in Washington, DC. The U.S. Supreme Court today ruled against Trump’s use of emergency powers to implement international trade tariffs, a central portion of the administration’s core economic policy.   (Photo by Aaron Schwartz/Getty Images)

3 de 3

WASHINGTON, DC – FEBRUARY 20: U.S. President Donald Trump speaks during a press briefing held at the White House February 20, 2026 in Washington, DC. The U.S. Supreme Court today ruled against Trump’s use of emergency powers to implement international trade tariffs, a central portion of the administration’s core economic policy. (Photo by Aaron Schwartz/Getty Images)

Aaron Schwartz/Getty Images

Não ficou claro a que situação sanitária o presidente se referia na publicação. Autoridades dinamarquesas destacaram que a Groenlândia possui sistema de saúde público, gratuito e universal, com atendimento garantido tanto na própria ilha quanto, quando necessário, em hospitais na Dinamarca.

O ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, afirmou que a população local já recebe os cuidados médicos necessários e que não há necessidade de uma iniciativa sanitária externa específica para o território.


Interesse estratégico de Trump

  • A declaração ocorre em meio ao interesse reiterado de Trump em assumir o controle da Groenlândia, considerada estratégica por Washington.
  • O republicano já havia manifestado a intenção de adquirir o território em seu governo anterior e voltou a defender a ideia ao retornar à Casa Branca.
  • Território dinamarquês e o menos densamente povoado do mundo, a Groenlândia possui cerca de 56 mil habitantes e infraestrutura limitada de transporte terrestre, com deslocamentos frequentemente realizados por barco, helicóptero e avião.
  • Os Estados Unidos mantêm na ilha a Base Espacial de Pituffik, voltada ao monitoramento de defesa no hemisfério norte.

Leia também

Reação da Dinamarca

Sem mencionar diretamente o anúncio dos Estados Unidos, a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, ressaltou a importância do acesso universal à saúde, destacando que o mesmo modelo se aplica à Groenlândia.

O território conta com cinco hospitais regionais, sendo a unidade de Nuuk responsável por receber pacientes de diversas áreas da ilha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

Notícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Barcelona derrota Levante e volta à liderança do Campeonato Espanhol

Barcelona aproveita derrota do Real Madrid para retornar à liderança do Campeonato Espanhol. Apenas um ponto separa os rivais

Bruno Reis avalia Sheila Lemos como possível vice em chapa de ACM Neto: “Força do interior”

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou, neste domingo (22), que Sheila Lemos é considerada "uma excelente opção" para ocupar a cadeira de vice...

Alckmin vai de voo comercial a casamento de João Campos e Tabata

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto O prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) se casaram no sábado (21/2), na Praia...