O Benfica se tornou alvo de acusações de racismo após divulgar, no último sábado (21), um vídeo de lançamento de seu novo uniforme para a temporada. Na peça publicitária, um ator negro interpreta um zelador que participa de uma operação para furtar a nova camisa do clube.
O vídeo foi publicado nas redes sociais oficiais do clube português poucos dias após o episódio de racismo envolvendo Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni. O brasileiro do Real Madrid acusou o argentino de tê-lo chamado de “macaco” durante a vitória merengue por 1 a 0 sobre o Benfica, pelos playoffs da Champions League.
O novo uniforme é uma colaboração entre a Adidas e o artista plástico português Vhils. Segundo o clube, o modelo busca ser “a materialização da ligação entre a arte urbana e o futebol de rua”. No entanto, logo após a publicação, o comercial foi bombardeado por críticas e comentários de repúdio. Até o momento, o Benfica não se manifestou oficialmente sobre a polêmica da campanha.
CASO VINICIUS JÚNIOR X PRESTIANNI
O Real Madrid formalizou, na última quinta-feira (19), um pedido de punição severa após os ataques racistas sofridos por Vinícius Jr. em Portugal. O clube espanhol enviou à UEFA todas as imagens e evidências colhidas durante a partida em Lisboa, exigindo rigor na investigação que envolve tanto a torcida quanto um jogador adversário.
A denúncia detalha que o brasileiro teria sido insultado por Prestianni, do Benfica, logo após marcar o gol da vitória. O episódio levou o árbitro francês François Letexier a interromper o jogo por dez minutos, acionando o protocolo de combate ao preconceito da entidade europeia.
Em comunicado, o Real Madrid reforçou que não aceitará “episódios inaceitáveis” e agradeceu a onda de solidariedade global ao camisa 7.
Já o Benfica confirmou que está investigando dois torcedores flagrados em vídeo imitando macacos em direção a Vinícius Júnior. As imagens, que viralizaram após serem compartilhadas pelo ex-jogador inglês Rio Ferdinand, mostram a dupla com camisas do clube português gesticulando de forma preconceituosa.
Informações divulgadas por um porta-voz do Benfica, à imprensa europeia, apontam que as punições podem ser rigorosas.

Facebook Comments