Gabinete de crise do governo federal é instalado em Juiz de Fora (MG)

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Belo Horizonte e Juiz de Fora: o governo federal anunciou, neste sábado (28/2), a criação de um gabinete de crise em Juiz de Fora (MG) para coordenar ações humanitárias e a reconstrução na Zona da Mata mineira, região fortemente atingida por fortes chuvas e deslizamentos. Ao todo, 70 pessoas morreram desde o início da tragédia.

O gabinete funcionará em Juiz de Fora por 30 dias, podendo estender-se caso a normalidade não seja plenamente restabelecida nas cidades atingidas.

O ministro das Cidades, Jader Filho, criticou o governo de Minas ao afirmar que o Executivo estadual executou apenas R$ 9,1 milhões, 4,1% do recurso disponível pelo Ministério das Cidades. Por parte do governo do Brasil, se quiser nossa ajuda vamos fazer para facilitar, disse, destacando que o foco é proteger vidas independentemente de cor política.

Na área de saúde, o ministro Alexandre Padilha informou que será atualizada a caderneta de vacinação dos moradores afetados, com reforço para hepatite A, hepatite B e tétano, além da antecipação da entrega de ambulâncias do Samu para reforçar o atendimento. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, divulgou que 23 planos humanitários estão em fase de elaboração e devem ser aprovados na próxima segunda-feira (2/3), com previsão de destinar R$ 50 milhões para água potável e alimentos às famílias atingidas.

Isso reforça o compromisso federal com a região e mostra a continuidade dos esforços para enfrentar a crise. Deixe sua opinião nos comentários sobre as ações anunciadas e como você avalia a resposta às enchentes e deslizamentos na Zona da Mata.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Americanas: PF apura se Itaú, Bradesco e Santander ajudaram a esconder dívida bilionária

Resumo estratégico: A Polícia Federal ampliou a apuração da Operação Disclosure, deflagrando a segunda fase para investigar possível participação de executivos do Itaú,...

Jaques Wagner diz que “deseja sucesso” a Teresa Leitão na liderança

Senador deixou a liderança do Governo no Senado após operação da PF; Teresa Leitão assume posição estratégica O senador Jaques Wagner (PT-BA) deixou a...