Roteiro ‘slow’ por Salvador não sai caro, mas exige novo consumo

Publicado:

Foto: Ana Albuquerque

Neste momento em que a vida normal começa a dar a suas caras, é necessário aplicar as lições aprendidas no enfrentamento da pandemia. Uma delas é a de reconhecer que o mundo gira, e que a mudança será para melhor ou pior a depender de atitudes individuais. E agir para melhorar a vida de todos não vai sair mais caro ou mexer com nenhuma rotina. Basta apenas uma maior consciência sobre essas ações, inclusive, e sobretudo, as de consumo. 

Acreditando nisso, sugiro um roteiro que pode ser batizado de O Caminho do Bem, título de uma canção de Tim Maia que diz: ???O Caminho do bem é um só caminho/ O caminho do bem é para todos???.  

Qualquer dia deve começar sempre com um bom café-da-manhã. Melhor ainda se for com um pão artesanal, de fermentação natural e livre de agrotóxicos. Essa é a promessa da Brisa Pães Artesanais, que me foi indicada por Alberto Viana, pesquisador em ecogastronomia e ativista do movimento slow food. A padaria não possui loja física, o que virou uma tendência do comércio de itens orgânicos e da agricultura familiar na crise sanitária. As encomendas têm de ser feitas com até 48 horas de antecedência. Escolhemos pão de provolone e rolls de queijo e chocolate (R$ 75). 

Em seguida, uma costumeira ida ao shopping. No Salvador, encontramos o Centro Público de Economia Solidária ??? Cesol. Trata-se de um programa do Governo do Estado que utiliza espaços ociosos cedidos por centros de compras para promover a economia solidária e gerar renda para grupos e comunidades inseridos nas cadeias de produção da economia solidária. 

Veja o especial de aniversário Rota Salvador 473
 
A proposta agora é conhecer uma das ideias mais interessantes na cidade atualmente. A Arquivo é difícil de se rotular, mas como diz Pedro Alban, um de seus sócios, está entre um ferro-velho e um antiquário. A empresa se insere nos mercados de construção civil, decoração e educação. Eles são contratados para desmontar imóveis e garantir o reúso de peças e móveis. E também estão em meio à criação de cursos de formação de mão de obra para atuar nesse segmento. O primeiro será dado em Porto Alegre (RS). No galpão, na rua Macapá, em Ondina, é possível encontrar móveis em bom estado, embora não seja esse o foco do negócio. ?? mais trivial achar madeiras, pias, espelhos e esquadrias , entre outros materiais que podem ser reutilizados em novas construções ou reformas.  

A diversão só aumenta. Que tal pegar uma das bicicletas do Itaú na estação em frente às gordinhas e de lá seguir até o Porto? Legal né. Depois, siga a pé pela Marques de Caravelas e vire na rua Praguer Fróes para dar de cara com a descolada Querusar Brechó. A proprietária Tatiana Jucá explica que o empreendimento apresenta cerca de 3 mil peças, que vão de grifes cultuadas como a Versace, a marcas de fast fashion como a Zara.  Há, ainda, peças construídas com tecidos de roupas sem condição de serem revendidas. Economia no bolso e no carbono que seria gerado na fabricação de camisas, calças, shorts ou bolsas novas.  

O banho no mar do Porto é de lei. Ainda com o sal no corpo é possível entrar na sorveteria Il Sordo, na Marquês de Caravelas. O empreendimento, criado em Aracaju por Breno Oliveira, gera emprego e renda para deficientes auditivos como ele. Os sorvetes são artesanais e há opções veganas e sem lactose. Escolhi uma casquinha de chocolate. 

Ao retornar ao doce lar, é hora de programar o dia seguinte.  Vale pena contar com as muitas as opções de delivery de produtos que aproximam o campo da cidade e têm garantia de procedência. Uma dica: o Guia Ecológico de Serviços e Produtos de Salvador, que pode ser baixado no link http://tiny.cc/1guiaecologicodesalvador. Serviço: aproveite sem moderação

Salvador Shopping – Cesol
Visita média: 10 min
Horário de Funcionamento: o mesmo do shopping
Melhor horário para a visita: indiferente

Arquivo – Rua Macapá, 420, Ondina   
Visita média: a depender
Horário de funcionamento: comercial
Melhor horário para a visita: indiferente

Querusar Brechó – R. Dra. Praguer Fróes, 155 – Barra  
Visita média: a depender do visitante
Horário de funcionamento: comercial
Melhor horário para a visita: indiferente

Il Sordo ??? R. Marquês de Caravelas, 148, Barra  
Visita média: 20 minutos
Horário de funcionamento: 10 às 20h 
Melhor horário para a visita: a que der vontade de um sorvete

O Aniversário de Salvador é um projeto do Jornal Correio com patrocínio do Hospital Cárdio Pulmonar, Wilson Sons, Salvador Bahia Airport e Unifacs, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, FIEB e Sebrae, apoio de Suzano, Abaeté Aviação, Sotero, Shopping Center Lapa, Jotagê, AJL, Comdados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Datafolha: 76% dos moradores do Rio querem Exército na segurança

Uma pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado, revela que **76%** dos moradores do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana acreditam que o...

Após fracassos eleitorais, tucanos de SP pedem volta de “velho PSDB”

Após um ano de dificuldades, especialmente nas eleições municipais de 2024, onde obteve menos de 2% dos votos válidos com a candidatura do...

Omelete proteica: receita leve que nutre e ajuda a saciar

Para quem busca uma refeição leve e cheia de sabor, a omelete é uma escolha imbatível. De acordo com o nutricionista Fernando Castro,...