O Hospital Mater Dei de Salvador está treinando seus colaboradores através de um Centro de Simulação Realística (CSR), ambiente que recria a rotina de fluxos de atendimentos de um hospital em uma estrutura de alta complexidade. De acordo com a instituição hospitalar, a intenção é aprimorar os protocolos de atendimento de seus funcionários.
Segundo o Mater Dei, o CSR possui uma sala de simulação equipada e fechada com saída de som e paredes espelhadas, onde os profissionais realizam o treinamento em manequins robôs que reproduzem um corpo humano.
O local conta com dois manequins adultos, um pediátrico e um neonatal, que possuem monitores acoplados, a fim de simular os sinais vitais de um paciente real, como temperatura, batimentos cardíacos e saturação.
Os manequins são configurados para simular diversas situações de assistência, para que os profissionais que estão sendo treinados executem as manobras corretas, numa experiência próxima de um atendimento real.
O CSR também possui uma cabine de comando, onde um instrutor conduz a simulação do profissional que está sendo treinado, e uma sala de ensino. A parede espelhada possibilita a observação de quem está do lado de fora, sem que a equipe em treinamento consiga observar ou ouvir o ambiente externo, permitindo maior concentração, sem interferências.
“O Centro de Simulação Realística é um ambiente onde o colaborador tem a oportunidade de desenvolver a técnica, a habilidade e a comunicação com os outros colegas. O objetivo não é ver quem é o melhor funcionário ou se ele sabe tudo. ?? um ambiente para construirmos o conhecimento juntos”, afirmou o presidente da Rede Mater Dei, Henrique Salvador.
O presidente destaca ainda que durante todo o processo de treinamento, o colaborador aprende os protocolos específicos de atendimento da Rede Mater Dei de Saúde, que tem como referência o atendimento humanizado e diferenciado.
“A assistência em saúde é padrão, mas, no nosso treinamento, os colaboradores entendem o jeito Mater Dei de ser e de atender. Somos uma empresa formadora de profissionais, tanto que criamos em 2012 o Centro de Formação Institucional (CFI). Nele, os técnicos de enfermagem são treinados nas rotinas diárias da assistência. E, periodicamente, todos os colaboradores passam por capacitação técnica e em atendimento humanizado e diferenciado que a Rede Mater Dei preza e que estamos levando para Salvador”, ressaltou.
Além do treinamento da assistência em saúde, o Centro de Simulação Realística também é utilizado com o objetivo de testar os fluxos de atendimento do paciente dentro da nova unidade hospitalar, desde a sua entrada no pronto-socorro até o atendimento. O objetivo é observar se a recepção está sendo feita no tempo adequado e com protocolo de triagem correta, de acordo com o padrão de atendimento da Rede Mater Dei, garantindo, dessa forma, agilidade no atendimento e melhor experiência para pacientes e familiares.
Comentários Facebook